Univás 50 anos | Respeito com o passado. Visão para o futuro.

Univás,
sinônimo de Educação
e Saúde

Pouso Alegre é conhecida e reconhecida como um grande centro de educação e saúde, mas jamais chegaria a esse patamar se não fossem as lutas incansíveis de pessoas que não mediram esforços para conquistar para o município a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que comemora neste ano 50 anos de existência.

Nesses 50 anos, a Univás elevou a qualidade de ensino na cidade e região, formando mais de 10 mil profissionais. Alguém consegue imaginar Pouso Alegre sem as ações de educação e saúde que a universidade proporciona com seus projetos de extensão, que auxiliam milhares e milhares de pessoas? A Univás retribuiu ao povo de Pouso Alegre muito mais educação, saúde e ações sociais de qualidade do que os mais otimistas imaginavam na época em foi criada.

Com um olhar sempre voltado para o futuro e enfrentando muitas vezes momentos difíceis e de incredulidade, a Univás nunca deixou de lado a preocupação com o social. Essa atitude de garra e luta proporcionou a formação de grandes profissionais para o mercado de trabalho.

Nessas cinco décadas, a Universidade não poupou esforços para oferecer educação de alta qualidade nos níveis de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente, a Univás, que é insuperável em oferecer ensino de qualidade, possui 18 cursos de Graduação, 33 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização e MBA), quatro cursos de Mestrado e um de Doutorado.

O elo conquistado e fortalecido através dos tempos com a comunidade local é surpreendente e gratificante, principalmente na área de saúde, que conta com um Hospital Universitário que é referência para 153 cidades do Sul de Minas. O Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL) atende inacreditavelmente uma população estimada em mais de 2 milhões e 600 mil pessoas. Por tudo isso e muito mais, a Univás é fundamental para a sociedade pois fez e faz história em Pouso Alegre e região.

Navegue pelas décadas

Depoimento Prof. Dr. Antonio Carlos Aguiar Brandão

Depoimento Prof. Dr. Virgínio Cândido Tosta de Souza
Depoimento Prof. Dr. Carlos de Barros Laraia
Depoimento Prof. Dr. Gabriel Meirelles de Miranda