Data 30/05/2011 13:50:00
Professores da Univás apresentam pesquisa em Simpósio de Políticas Públicas

Os professores da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) Nelson Lambert de Andrade e Neide Pena Cária apresentaram o artigo "O Público e o Privado para a Qualidade da Educação: A lógica do Mercado Educacional", durante o I Simpósio de Políticas Públicas da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar).

Paralelo ao Simpósio aconteceu também o IV Seminário de Financiamento da Educação Básica, realizado pelo Departamento de Educação da Ufscar, entre os dias 25 e 27 de maio, na cidade de São Carlos.

O artigo dos professores da Univás é uma reflexão que busca investigar a parceria entre setor público e privado na área educacional para uso de material didático apostilado. O estudo se baseia em pesquisas já realizadas sobre o tema e nos dados coletados.

A pesquisa inicial demonstra que, em nível global, a parceria público-privada faz parte de um conjunto de estratégias utilizadas pelos governantes para o enfrentamento da crise do capitalismo moderno, que se delineou no período pós-guerra. Sua utilização é motivada pela necessidade de melhorar a quantidade e qualidade dos serviços públicos, propiciando a geração de um mercado educacional.

Professor Nelson Lambert é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Univás e professora Neide Cária é coordenadora do curso de Pós-Graduação em Gestão Educacional e docente do curso de Ciências Contábeis da Univás.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs