Data 30/05/2011 16:14:00
I Olimpíada Municipal de Matemática movimenta a Univás

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou no domingo, 29 de maio, a primeira etapa da Olimpíada Municipal de Matemática. Cerca de 1.200 alunos dos nonos anos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais de Pouso Alegre participaram. O curso de Matemática em parceria com a Prefeitura de Pouso Alegre promoveu o evento e as provas foram realizadas na unidade Fátima da Univás.

Dessa prova constaram 25 questões de múltipla escolha, todas com problemas contextualizados, onde foram envolvidos os conceitos da matemática elementar atendo aos objetivos da I Olimpíada Municipal de Matemática, como estimular o estudo da matemática pelos alunos, preparando-os para a Olimpíada Brasileira de Matemática e diagnosticar as habilidades e competências matemáticas já adquiridas pelos alunos no nível fundamental de ensino.

Para a coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Borges, a comissão organizadora da I OMMPA contou com apoio da secretária da Educação Municipal de Pouso Alegre, professora Cleidis Regina Chaves Modesto; da diretora do Departamento Pedagógico, Suzana Agnes Rosa e a supervisora pedagógica, Judith Dutra Pereira, "as quais não mediram esforços e estiveram aqui na Univás acompanhando seus alunos juntamente com alguns professores, diretores e funcionários das escolas participantes", comentou.

A comissão organizadora da I OMMPA contou com o apoio do diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho, que participou de toda a preparação dessa primeira fase. "Tivemos ainda o apoio dos alunos do curso de Matemática e de outros cursos como Biologia, Engenharia de Produção, História, Ciências Contábeis e Pedagogia, os quais agiram com integração, auxiliando na aplicação das provas. O curso de Educação Física da Univás realizou atividades recreativas e esportivas nas quadras externas para os alunos, a quem também agradecemos a colaboração", disse a coordenadora do curso de Matemática da Univás.

A relação de alunos promovidos para a segunda fase será divulgada pela Comissão Municipal da Olimpíada de Matemática de Pouso Alegre até 30 dias após a realização da primeira fase, em documento oficial, enviado para a Secretaria de Educação de Pouso Alegre e no site da Univás.

A segunda fase da Olimpíada de Matemática será no dia 21 de agosto e a terceira e última fase no dia 25 de setembro.

A Comissão Organizadora da I Olimpíada Municipal de Matemática é composta por representantes da Prefeitura, Secretaria de Educação e professores do departamento de Matemática da Univás.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura da I Olimpíada Municipal de Matematica promovida pela Univás e Secretaria Municipal de Educação