Data 31/05/2011 09:25:00
Univás promove Campanha de Detecção da Hepatite C em Pouso Alegre

Os cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizarão no próximo sábado, 4 de junho, a Campanha de Detecção da Hepatite C.

A ação acontecerá simultaneamente na Praça Senador José Bento, no Supermercado São João, no Hipermercado Baronesa e no Terminal Rodoviário, no período de 9h às 15h.

O objetivo é detectar portadores de Hepatite C e indicar o tratamento nos casos positivos, na população de 18 a 75 anos e fazer exames nos considerados grupos de risco, que são: indivíduos que já fizeram cirurgia, transfusões de sangue antes de 1992, tratamento dentário, tatuagem e piercing, indivíduos que já compartilharam seringas para uso de drogas injetáveis ilícitas, profissionais de saúde que sofreram acidentes com perfuro cortantes, dentre outros.

A ação é organizada pela professora Margarida Maria de Carvalho Resende; pelo professor Mário Benedito C. Magalhães e pela médica gastroenterologista Elaine Clemente Orlando, com o apoio do Laboratório MSD Brasil.

Esta campanha irá beneficiar a população na detecção precoce da doença possibilitando o tratamento para diminuição do risco de transmissão, além de promover a atenção primária da saúde e a detecção precoce anomalias.

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C (HCV). É uma doença crônica que não apresenta sintomas aparentes e com o passar do tempo pode levar a alterações graves no organismo, como o câncer de fígado. O trat amento consiste numa injeção semanal de Interferon Peguilado com 4 a 5 comprimidos diários de ribavirina. As taxas de resposta mantidas variam entre 50% e 60% de todos os doentes tratados.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs