Data 31/05/2011 13:11:00
Alunos bolsistas da Fapemig participarão de Seminário Internacional de Educação Matemática em São Paulo

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) levarão no dia 22 de junho, o aluno Fernando de Oliveira Pereira, da Escola Municipal Antonio Mariosa no III Seminário Internacional de Educação Matemática, que será realizado na Universidade Bandeirante (Uniban), em São Paulo. O estudante desenvolve sua pesquisa intitulada "Uma matemática viva nos juros e nas taxas presentes em nossa vida", que está sob orientação da coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Borges.

Essa investigação consiste na análise de como os conceitos básicos da Matemática Financeira, como taxas de juros, descontos, acréscimos, etc., são abordados em panfletos de lojas e supermercados, e como esse material pode auxiliar os alunos a estabelecerem relação entre a matemática da sala de aula e a matemática do cotidiano.

Da Escola Municipal Antonio Mariosa ainda participarão do Seminário outros três alunos: Roxane Héllen de Souza Carvalho; Isabela Carvalho Barbosa e Leticia Couto Garcia; todos alunos bolsistas BIC-Júnior/Fapemig, os quais também desenvolvem investigações orientados pelos professores do curso de Matemática da Univás, Rodrigo Nascimento e Paulo César Xavier Duarte.

O BIC-Júnior é um programa de incentivo à pesquisa científica para alunos de escolas municipais e estaduais orientados por professores pesquisadores da Univás com fomento da Fapemig.

O objetivo do BIC-Júnior é possibilitar aos alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional a ampliação de sua formação, permitindo que mantenham contato com um projeto científico e despertando o interesse pela pesquisa científica, bem como estimular o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento.

A coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire acredita que a participação de alunos bolsistas BIC-Júnior/Fapemig em eventos internacionais traz "uma experiência ímpar, visto que estarão em contato com educadores matemáticos do Brasil e de outros países, bem como com as mais recentes pesquisas em Educação Matemática", finaliza.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs