Data 14/06/2011 13:55:00
Pró-Reitoria abre edital para bolsas de Iniciação Científica Júnior

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) abre edital e convida alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional de escolas públicas de Pouso Alegre, a apresentarem propostas para o Programa de Iniciação Cientifica Júnior da Univás, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo do BIC-Júnior é possibilitar aos alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional a ampliação de sua formação, permitindo que mantenham contato com um projeto científico e despertando o interesse pela pesquisa científica, bem como estimular o desenvolvimento do senso crítico
nos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento.

Serão concedidas até 10 bolsas de iniciação científica aos alunos classificados no processo seletivo, que terão vigência de 01/03/2012 a 28/02/2013.

As inscrições dos professores orientadores deverão ser feita
s na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás, no período de 01 a 15 de junho. Já a inscrição dos estudantes candidatos à bolsa do BIC-Júnior deverão ser feitas período de 01 a 25 de junho.

O professor que deseja inscrever uma pesquisa tem que ter no mínimo, o grau de mestre e experiência em atividades de pesquisa, na área do projeto proposto; apresentar formalmente proposta de pesquisa, plano de trabalho detalhado compatível com o projeto e o público alvo; estar cadastrado na Plataforma Lattes e manter vínculo empregatício com a Univás durante todo o período de vigência da bolsa; assumir compromisso formal com as atividades de orientação do bolsista nas diversas fases de execução do trabalho e incluir o nome do bolsista nas publicações provenientes de trabalhos nos quais houve a participação efetiva do aluno.

Já o aluno deve estar regularmente matriculado no ensino fundamental, penúltimo ano do ensino médio ou profissional, em escola da rede pública, em Pouso Alegre; não acumular bolsa nem ter vínculo empregatício de qualquer natureza; ter destacado desempenho acadêmico com coeficiente de rendimento igual ou superior a 7,0; dedicar quatro horas semanais para o desenvolvimento das atividades do plano de trabalho proposto sob orientação do professor/pesquisador; cumprir integralmente as atividades previstas no Plano de Trabalho vinculado ao projeto de pesquisa; contribuir com o orientador na redação do relatório parcial e final, contendo os resultados obtidos.

À escola cabe realizar a seleção dos alunos de acordo com os critérios estabelecidos no edital e encaminhar à Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Univás a relação de alunos selecionados.

O processo seletivo ocorrerá em três partes. Na primeira serão selecionados os orientadores/projetos, na segunda os alunos serão indicados pelas escolas e na terceira parte serão classificados e selecionados os bolsistas que escolherão o orientador/projeto. O resultado final da seleção será publicado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa no dia 4 de junho.

O Edital completo está disponível no site da Univás. Informações na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa na unidade Fátima ou pelo telefone (35) 3449 2199.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs