| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 02/06/2011 16:14:00
Fuvs sedia reunião sobre a Integração da Gestão de Segurança Pública de Minas Gerais

A Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) sediou na manhã de quinta-feira, 02 de junho, uma reunião sobre a metodologia da Integração da Gestão de Segurança Pública de Minas Gerais (IGESP). O encontro discutiu as atividades de combate a criminalidade na região e contou com a presença de todos os representantes dos setores de segurança pública do município.

A segurança pública foi uma das prioridades eleitas pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, para alcançar a melhoria do bem estar da população mineira. Para tanto, foi selecionada como área de resultados, com projetos estruturadores, que tem como finalidade obter as transformações planejadas, a criação do IGESP, que consiste na implantação de um modelo inovador de gestão em segurança. Com o IGESP existe a possibilidade de planejamento conjunto das ações das Polícias Civil e Militar, conjugando assim práticas do Corpo de Bombeiros Militar, Ministério Público, Poder Judiciário, Sistema Prisional, Sistema Sócio-educativo e demais órgãos de Defesa Social, por meio de reuniões para a solução dos problemas locais de segurança pública.

A metodologia do IGESP prevê a realização de reuniões trimestrais, onde são discutidos meios eficazes para auxiliar na solução dos problemas existentes na área. "Essas reuniões consistem em fóruns de discussão para a avaliação dos índices de criminalidade da região e da efetividade das ações em andamento na área, bem como para o estabelecimento de estratégias que visem à solução dos problemas previamente identificados", disse o comandante da 17ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Robson Alves Campos Ferreira.

Representando o chefe do 13º Departamento de Polícia Civil de Minas, Carlos Eduardo Pinto esteve o delegado regional de Pouso Alegre, João Eusébio da Cruz. O encontro ainda contou com a presença do juiz de Direito, Sérgio Franco de Oliveira Júnior; os promotores de Justiça, Tereza Cristina Coutinho do Amaral Barroso e Fabiano Laurito; os delegados Altair Mota Machado; Tomáz Edson Vivas de Rezende; Cléuber Rodrigues; o chefe da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal, inspetor Émerson Soares; o comandante do Corpo de Bombeiros de Pouso Alegre, capitão Ivan Neto; o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Marco Aurélio Silva, que no ato representou o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini; o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes; o presidente da Fuvs, Sinval Caputo; o assessor da presidência da Fuvs, Fausto de Sousa e diversos representantes das Polícias Civil e Militar.

Pela segunda vez, a sala de Pró-Extensão de Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), mantida pela Fuvs serviu como mesa redonda para a discussão trimestral da IGESP em Pouso Alegre, onde o presidente da Fuvs, Sinval Caputo participou da reunião e acompanhou o balanço das atividades de combate a criminalidade na cidade.

No final da reunião todos os integrantes da IGESP agradeceram a parceria com a Fuvs. "Em nome de todos quero agradecer em público o presidente da Fuvs, Sinval Caputo, pela atenção que nos foi disponibilizada e pela parceria", disse o comandante da 17ª Região da PMMG, coronel Robson Campos.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs


Confira a cobertura fotográfica da reunião sobre a IGESP