| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 06/06/2011 14:24:00
Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás movimenta Pouso Alegre

Um sábado, 4 de junho, atípico para os acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que participaram da Campanha de Detecção da Hepatite C. A ação aconteceu simultaneamente em quatro pontos em Pouso Alegre, na Praça Senador José Bento, no Supermercado São João, no Hipermercado Baronesa e no Terminal Rodoviário.

A Campanha teve como objetivo detectar portadores de Hepatite C e indicar o tratamento em casos positivos, na população de 18 a 75 anos, além de fazer exames nos considerados grupos de risco, que são: indivíduos que já fizeram cirurgia, transfusões de sangue antes de 1992, tratamento dentário, tatuagem e piercing. Também teve como público alvo indivíduos que já compartilharam seringas para uso de drogas injetáveis e profissionais de saúde que sofreram acidentes com perfuro cortantes.

O evento foi organizado pela professora Margarida Maria de Carvalho Resende; pelo professor Mário Benedito Costa Magalhães e pela médica gastroenterologista Elaine Clemente Orlando, com o apoio do Laboratório MSD Brasil.

A Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás beneficiou a população na detecção precoce da doença, possibilitando o tratamento para diminuição do risco de transmissão, além de promover a atenção primária da saúde e a detecção precoce de anomalias.

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C (HCV). É uma doença crônica que não apresenta sintomas aparentes e com o passar do tempo pode levar a alterações graves no organismo, como o câncer de fígado. O tratamento consiste numa injeção semanal de Interferon Peguilado com 4 a 5 comprimidos diários de ribavirina. As taxas de resposta mantidas variam entre 50% e 60% de todos os doentes tratados.

O auxiliar de almoxarifado, Ronaldo Aparício da Silva Nunes, de 37 anos, esteve na Praça Senador José Bento e participou da campanha. "Sempre participo de atividades realizadas na praça central da cidade e essa picadinha representa muita saúde. Parabéns a Univás por este evento", disse Ronaldo que fez o exame, e depois de 15 minutos buscou o resultado, "felizmente deu negativo. Agora posso respirar aliviado, pois havia recebido transfusão de sangue em 1990 e fiquei preocupado. Hoje estou tranquilo", concluiu.

Por Lucas Silveira
Ascom|Fuvs



Cobertura da Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás no Hipermercado Baronesa

















Cobertura da Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás na Praça Senador José Bento
























Cobertura da Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás no Terminal Rodoviário














Cobertura da Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás no Supermercado São João