Data 06/06/2011 14:35:00
Univás promove V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizará nos dias 17 e 18 de junho, a V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia que este ano homenageia o professor e médico Gabriel Meirelles de Miranda.

O evento acontecerá no Hotel Marques Plaza e reunirá acadêmicos de Medicina, residentes e ginecologistas obstetras que atuam em toda a região. As inscrições deverão ser feitas no site da Univás ou no local.

No dia 17 de junho, a abertura está prevista para às 19h30. A conferência de abertura será realizada às 20h, com o tema "O novo código de ética médica - mudanças para o ginecologista obstetra", apresentado pela professora Cláudia Navarro Carvalho Duarte Lemos, conselheira Regional de Medicina em Minas Gerais e doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais, médica ginecologista e obstetra do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

Na mesma noite, às 21h, terá início a mesa redonda com o tema "Diabetes mellitus gestacional", com a participação da professora Rossana Pulcineli Vieira Francisco, doutora pela Universidade de São Paulo e docente na mesma instituição que falará sobre "Avaliação na vitalidade fetal na paciente diabética"; o tema "Condução do diabetes mellitus durante a gestação" será apresentado pela professora Lydia Sebba Souza Mariosa, coordenadora dos cursos de Pós-Graduação da área de saúde, professora de endocrinologia e do mestrado em Bioética da Univás e a professora Anna Luiza Pires Vieira, coordenadora da Liga de Pediatria da Univás falará sobre "Repercussões neonatais no diabetes mellitus".

A programação do dia 18 de junho se inicia às 8h, com a conferência da professora Cláudia Lemos sobre "Avaliação do casal infértil". Às 8h50, o professor Antônio Marcos Coldibelli Francisco, doutor em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo e coordenador do curso de Medicina da Univás abordará sobre "Endometriose". Às 10h, terá início a mesa redonda "Climatério e Menopausa", com a presença do professor Sheldon Rodrigo Botogoski, doutor em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, médico ginecologista e obstetra da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e sobre o tema "Climatério e doenças cardiovasculares" que será apresentado pelo médico Benedito Fabiano dos Reis, mestre em Ciências da Saúde pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e médico responsável pelo Ambulatório de Climatério do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

A V Jornada de Ginecologia e Obstetrícia da Univás conta com o apoio da Biolab, Centro Mineiro de Mastologia e Imagem, Lemos Outdoor, Bayer-Schering e Organon.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs