| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/06/2011 15:02:00
Fuvs apoia Campanha Eucarística de Solidariedade que beneficiará várias entidades como a Pastoral de Rua de Pouso Alegre

A Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) está unida à Catedral Metropolitana de Pouso Alegre e ao Santuário do Imaculado Coração de Maria na Campanha Eucarística da Solidariedade. A arrecadação dos donativos teve início no dia 1º de junho e já tem prazo para terminar, na festa de Corpus Christi , no dia 23 de junho. As unidades Central e Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Anglo Pouso Alegre e Colégio João Paulo II são pontos de entrega das doações.

Durante a campanha são arrecadados: cobertores, material escolar, material de limpeza, material de higiene pessoal, leite UHT (caixinha), óleo de cozinha e fraldas geriátricas. Participam desta ação solidária as seguintes instituições de Pouso Alegre: Fuvs; Supermercados Alvorada; Catedral Metropolitana de Pouso Alegre; Santuário do Imaculado Coração de Maria; Movimento Social de Promoção Humana (MSPH); Casa São Rafael; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); Pastoral de Rua; Clube do Menor; Asilo Betânia da Providência e Educandário Nossa Senhora de Lourdes.

Para facilitar as arrecadações, as unidades mantidas pela Fuvs - Univás; Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL); Colégio João Paulo II; Anglo Pouso Alegre e Instituto Superior de Ensino e Pesquisa de Cambuí (Isepec) - são responsáveis pela doação de materiais de limpeza, como por exemplo: sabão em pó; detergente; água sanitária; sabão em pedra; desinfetante; etc. Por isso, ao procurar o ponto de coleta doe somente esses itens.

Entre as entidades que serão beneficiadas, está a Pastoral de Rua, que teve suas atividades voluntárias iniciadas no ano de 2009. A Pastoral nasceu na Catedral Metropolitana de Pouso Alegre, sob os cuidados do cura, cônego Edson Oriolo e em pouco tempo se transformou em uma associação religiosa sem fins lucrativos, e conta ainda com o apoio da Paróquia do Imaculado Coração de Maria, o Santuário de Pouso Alegre.

A Pastoral de Rua conta com o trabalho voluntário de dezenas de pessoas, que se solidarizam com o sofrimento dos mais carentes, que utilizam as ruas da cidade como moradia. "Essas pessoas, na maioria das vezes, estão nas ruas adoentadas, alcoolizadas, com dependência química ou distúrbios mentais. Em sua maioria foram abandonadas pelas famílias", comenta a coordenadora da Pastoral de Rua, a voluntária Regineia Aparecida Muniz.

Hoje, a Pastoral de Rua tem cadastrada cerca de 100 moradores de rua, que recebem todas as terças-feiras café da manhã reforçado; banho; roupas limpas; almoço e um momento de evangelização, eles podem rezar e na maioria das vezes são assistidos pelos padres missionários claretianos, do Santuário e também da Catedral Metropolitana. "Servimos a eles também, três vezes por semana, depois das 21h, nas ruas da cidade, refeições e distribuímos cobertores e agasalhos", comenta a coordenadora da Pastoral de Rua, Regineia Muniz.

Os trabalhos voluntários da Pastoral de Rua não ficam apenas na distribuição de alimentos, agasalhos e orientações espirituais, existem outras ações que fazem desta entidade uma lição de fé, amor, caridade e solidariedade para com o irmão carente mais próximo. "Muitas vezes arrumamos clínicas de recuperação para os irmãos que estão no mundo das drogas e do alcoolismo e querem se recuperar. Também levamos os doentes ao Pronto Socorro do Hospital Samuel Libânio. Providenciamos remédios e documentos pessoais para aqueles que perderam tudo. O plantão social da prefeitura também nos apoia, encarregando de comprar passagens para aqueles que querem retornar para sua terra natal e não tem condições financeiras para isso", disse Regineia Muniz.

A Pastoral de Rua sobrevive de doações que recebe da comunidade e da renda de um bazar beneficente que realiza mensalmente. Seja mais um nessa ação de solidariedade e caridade. Ajude a entidade, que fica localizada à antiga Rua do Beco do Crime, número 23, no centro de Pouso Alegre.

A Campanha Eucarística de Solidariedade, que tem o apoio da Fuvs e das cinco unidades mantidas acontece até o dia 23 de junho. Existem postos de coleta nas unidades Central e Fátima da Univás. Também são aceitas doações nas Secretarias Paroquiais da Catedral e do Santuário, na Igreja de Santo Antônio, no Asilo Betânia da Providência e na sede da Apae de Pouso Alegre e do Educandário. Informações pelo telefone: (35) 3449 21 22 ou procurar o Serviço Social da Fuvs.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Pastoral de Rua de Pouso Alegre, entidade que será assistida pela Campanha Eucarística de Solidariedade, que tem o apoio da Fuvs