| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 15/06/2011 17:15:00
Hospital das Clínicas Samuel Libânio recebe doação de duas autoclaves

Na última sexta-feira, 10 de junho, o Hospital das Clínicas Samuel Libânio (HCSL), mantido pela Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) recebeu a doação de duas autoclaves do Programa Energia Inteligente - Projeto Autoclaves, fruto de uma parceria entre o Governo de Minas e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

O evento que marcou a entrega oficial dos equipamentos teve início com uma carreata, que saiu da subestação da Cemig em Pouso Alegre em direção ao anfiteatro da unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), onde aconteceu a solenidade.

Participaram da cerimônia, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo; o representante do Governador de Minas, Dr. Francisco Rafael Gonçalves, conhecido como Chico Rafael; o secretário de saúde de Pouso Alegre, João Batista da Costa; o diretor técnico do HCSL, Flávio Galvão Lima; o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Moacir Franco; o coordenador de relacionamento com o Poder Público da Cemig, Valter Hugo Vieira Faria; o presidente do Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí (Sindvale), Alexandre Magno de Moura; o gerente de serviços da Cemig de Pouso Alegre, Márcio Augusto Marinho e o agente de comercialização da Cemig, Alexandre Ribeiro de Almeida.

Em sua fala inicial, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo agradeceu a parceria com o Governo do Estado de Minas e a Cemig pela doação dos equipamentos, que beneficiará a população de Pouso Alegre e região. "Nosso Hospital presta relevantes serviços a 54 cidades de toda a região sul mineira, por isso queremos aqui agradecer essa parceria em nosso nome, mas principalmente em nome da população. Nossos agradecimentos à Cemig e ao Governo de Minas".

O representante do Governador de Minas Gerais, o ex-deputado estadual Chico Rafael, reforçou o compromisso do atual governador do Estado, Antônio Anastasia, com o sul de Minas e com a melhoria na qualidade de vida de todos os mineiros. "Aqui em Pouso Alegre são visíveis as melhorias que o Governo do Estado tem realizado nos últimos anos, como por exemplo, a construção da Policlínica do bairro do São Geraldo, recursos para a ampliação da Hemodiálise no HCSL, a ampliação da distribuição de medicamento para a população carente, dentre outros investimentos na área da saúde, principalmente no nosso Hospital, graças ao carinho que o governador Anastasia tem para com nosso presidente da Fuvs, Sinval Caputo e toda a população da região. Com tudo isso, podemos notar a presença do Governo Estadual em nossa cidade e a atenção especial dedicada à população e a esse projeto em parceria com a Cemig, que viabiliza ainda mais esse trabalho conjunto, pois esses equipamentos contribuirão para beneficiar ainda mais a população atendida pelo Samuel Libânio", disse Chico Rafael.

Essa doação marcou também as comemorações dos 90 anos de criação do Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

O Programa Energia Inteligente - Projeto Autoclaves tem como proposta realizar a substituição de autoclaves de alto consumo de energia por outras mais eficientes. Ao todo, o Projeto instalará 58 autoclaves em diversos hospitais do Estado.

Os investimentos do Projeto no HCSL são de, aproximadamente, 210 mil reais. De acordo com o coordenador estadual do Programa Energia Inteligente, Higino Zacarias, tanto médicos e funcionários como pacientes do Hospital sairão ganhando, pois o tempo de internação e demais procedimentos cirúrgicos serão reduzidos. "Com a instalação das autoclaves eficientes, a instituição irá economizar na conta de energia elétrica e os recursos poderão ser investidos em outras melhorias", afirma.

Além disso, a nova autoclave é mais adequada para ambientes hospitalares, pois os processos de esterilização são mais seguros, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos e mais conforto para os pacientes. Com as novas autoclaves, haverá uma redução de aproximadamente, 42 mil reais nos custos de energia do hospital por ano. Isso será possível devido à potência dos novos equipamentos, que esterilizam em menor tempo e com muita eficácia.

A autoclave é um aparelho dotado de recipiente hermeticamente fechado, no qual se aquece o líquido obtendo altas temperaturas. É utilizado para esterilizar materiais diversos por meio de calor úmido sob pressão.

Ascom/Fuvs

Confira fotos da solenidade de doação do Governo de Minas e Cemig ao Hospital das Clínicas Samuel Libânio