| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 20/06/2011 11:40:00
Hospital Universitário Samuel Libânio implanta novo sistema de acolhimento

A partir de 4 de julho o Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL) iniciará uma novo sistema de acolhimento aos pacientes que consistirá em uma triagem especializada feita em todas as pessoas que procurarem o Pronto Atendimento.

O Protocolo prevê a classificação dos pacientes de acordo com a gravidade do caso: vermelho (casos de emergência); laranja (muita urgência); amarelo (casos urgentes) e verde e azul (casos considerados mais simples).

Os pacientes serão triados por enfermeiros treinados especialmente para essa função. Atualmente o Pronto Socorro do Samuel Libânio atende em média de 250 pacientes por dia, provenientes da cidade de Pouso Alegre e mais 53 municípios.

O Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco foi elaborado pela equipe do Samuel Libânio baseado no Protocolo de Manchester. Esse sistema tem sido adotado em vários hospitais de todo o Estado de Minas Gerais.

Para convalidar este sistema e informar toda a comunidade sulmineira e pousoalegrense, o Hospital Universitário Samuel Libânio realizou na última quinta-feira, 16 de junho, uma oficina de trabalho para debater sobre a situação da Urgência e Emergência e para apresentar o Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco.

Participaram da mesa principal de trabalhos: Sinval Caputo, presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs); Luiz Roberto Martins Rocha, diretor executivo da Fuvs; Flávio Galvão Lima, diretor técnico do HUSL; Maria Donizete Ribeiro, diretora administrativa do HUSL; José de Oliveira Caproni, diretor de Enfermagem do HUSL; Ana Cláudia Raposo Braga, gerente do Pronto Socorro do HUSL; Sílvia Regina Pereira, gerente de operações do HUSL e a professora Jussara Vono Toniolo, diretora da unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás).

Os convidados para participarem do debate foram: João Batista da Costa, secretário de saúde de Pouso Alegre; Moacir Franco, presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre; capitão Fernando Alexandre de Souza, da Polícia Militar de Minas Gerais, Sargente Geovane, do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais; Rosângela Evaristo, do Conselho Municipal de Saúde de Pouso Alegre; Marcos Rúbio, do Conselho Regional de Enfermagem; Arthur Nascimento Silva Neto, do Conselho Regional de Medicina; Cláudio de Lima Alves, coordenador da Central de Regulação; Nádia Maria dos Santos Pádua, representante do Colegiado de Gestores Regionais; Maria Gorete Oliveira, presidente do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (COSEMS Regional Pouso Alegre); Antonio Onimaro, representando a OHL; Fábio Reis, diretor executivo do Consórcio Intermunicpal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Médio Sapucaí (CISAMESP).

Participaram também representantes da imprensa de Pouso Alegre, membros das Gerências de Planejamento da Fuvs e Operações do HUSL com seus núcleos, Segurança, Comunicação e enfermeiros do Hospital.

O diretor executivo da Fuvs, Luiz Roberto Rocha iniciou a oficina agradecendo a todos, apresentou a proposta da oficina e propôs alguns questionamentos sobre a situação da urgência e emergência a partir da realidade do Pronto Socorro do Hospital Samuel Libânio.

Na sequência, o diretor técnico do HUSL, Flávio Galvão, apresentou dados estatísticos sobre o Hospital, como número de atendimentos e apresentou também o Protocolo de Manchester, que serviu de base para a criação do novo sistema de atendimento em Pouso Alegre. Logo após, os enfermeiros Lidiane Pereira e João Batista Cunha apresentaram o Protocolo de Acolhimento e Classificação de Riscos que será implantado no HUSL.

Após o debate e questionamentos de todos os convidados, os membros presentes assinaram um Termo de Validação e a Ata da reunião, confirmando o apoio na utilização deste sistema pelo Hospital.

O encerramento da oficina foi realizado pelo presidente da Fuvs, Sinval Caputo, que enfatizou o orgulho de fazer parte do Hospital por ser vanguarda de inovações e parabenizou a todos os colaboradores que atuam na prestação de um serviço de qualidade e eficiência.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs