Data 21/06/2011 10:53:00
Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás movimenta Borda da Mata

Um sábado, 18 de junho, atípico para os acadêmicos e professores dos cursos de Enfermagem e Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), que participaram da Campanha de Detecção da Hepatite C. A ação aconteceu na Praça da Igreja Basílica de Nossa Senhora do Carmo, em Borda da Mata (MG) e contou com a participação dos acadêmicos que residem na cidade.

A campanha teve como objetivo detectar portadores de Hepatite C e indicar o tratamento em casos positivos, na população de 18 a 75 anos, além de fazer exames nos considerados grupos de risco, que são: indivíduos que já fizeram cirurgia, transfusões de sangue antes de 1992, tratamento dentário, tatuagem e piercing. Também teve como público alvo indivíduos que já compartilharam seringas para uso de drogas injetáveis e profissionais de saúde que sofreram acidentes com perfuro cortantes.

O evento foi organizado pela professora Margarida Maria de Carvalho Resende, do curso de Enfermagem da Univás e pelo professor Mário Benedito Costa Magalhães, do curso de Medicina Pouso Alegre.

A Campanha de Detecção da Hepatite C da Univás beneficiou a população de Borda da Mata na detecção precoce da doença, possibilitando o tratamento para diminuição do risco de transmissão, além de promover a atenção primária da saúde e a detecção precoce
de anomalias.

A Hepatite C é uma inflamação do fígado causada pelo Vírus da Hepatite C (HCV). É uma doença crônica que não apresenta sintomas aparentes e com o passar do tempo pode levar a alterações graves no organismo, como o câncer de fígado. O tratamento consiste numa injeção semanal de Interferon Peguilado com 4 a 5 comprimidos diários de ribavirina. As taxas de resposta mantidas variam entre 50% e 60% de todos os doentes tratados.

Por Lucas Silveira
Ascom|Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da ação promovida pela Univás