Data 22/06/2011 11:35:00
Univás debate sobre a função do professor

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com a proposta de debater sobre a função do professor realizou nos dias 20 e 21 de junho, o I Seminário Internacional de Educação com o tema principal "Da Coragem, Do Orgulho e da Paixão de ser Professor: O Professor como Mediador da Inclusão Social".

No dia 20 de junho, o professor Jorge Bento da Universidade do Porto, em Portugal, realizou a palestra de abertura do Seminário com o tema "Da Coragem, Do Orgulho e da Paixão de ser Professor". E logo a seguir o professor Go Tani, da Universidade de São Paulo (USP), falou sobre a Importância da Educação Física Escolar.

Já no dia 21, o professor Jorge Alberto de Oliveira, falou sobre "A carreira acadêmica e profissional em Educação Física: uma questão de paixão". Já o professor Luciano Basso, abordou o tema "O desafio do professor em aprender a conhecer o aluno". E finalizando o professor Márcio Borges de Oliveira, da Univás, apresentou sobre "O Professor como Mediador da Inclusão Social".

O evento tem como proposta também conseguir fundos, para que três alunos do 7º período do curso de Educação Física da Univás possam participar do 3º Congresso Internacional de Jogos Desportivos que será realizado na Universidade do Porto em Portugal, entre os dias 13 e 15 de julho. Os acadêmicos Eluana Fernanda Mateus de Souza, Rodrigo Ferreira e William dos Santos Braga tiveram trabalhos aceitos para apresentação no Congresso.

O trabalho da acadêmica Eluana é um projeto realizado pela prefeitura de Pouso Alegre e executado na Univás, sobre o esporte adaptado; com o tema "Basquete Adaptado como Meio de Inclusão para Pessoas Portadoras de Necessidade Especiais". Já o trabalho do acadêmico Rodrigo é sobre o estresse pré competitivo, intitulado "Análise dos Sintomas de Estresse Presentes em Atletas Infanto-Juvenis de Voleibol". E a pesquisa do acadêmico William aborda sobre a importância do futebol feminino na melhoria das capacidades físicas, com o tema "Melhora de Capacidades Físicas, através da Prática do Futebol de Campo Feminino".

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs