Data 22/06/2011 13:50:00
Produção de acadêmico de História ganha destaque na mídia

O acadêmico do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Varlei Rodrigo do Couto, apresentou na última quinta-feira, 16 de junho, o trabalho de conclusão de curso (TCC) intitulado "De mal necessário a problema da cidade: A formação do imaginário social em torno da prostituição feminina de Pouso Alegre/MG (1969 - 1989)".

Pela qualidade do conteúdo apresentado, o acadêmico foi convidado para apresentar dados da pesquisa no programa Atitude, da TV Libertas, no dia 22 de junho. O programa é exibido às 14h30 e reprise às 20h.

O trabalho foi orientado pela professora Elizabete Maria Espíndola, com aprovação dos professores Lauro Baldini e Andréa Domingues que consideraram a pesquisa de grande qualidade intelectual e social.

Para Varlei Couto, a participação no programa é uma boa oportunidade para falar sobre alguns aspectos da sociedade que vem se naturalizando como normais, preceitos e preconceitos. "Meu TCC foi apenas o primeiro passo para a desconstrução desta memória silenciada e apagada na sociedade".

A coordenadora do curso de História, professora Andrea Domingues destaca a importância do curso da Univás no Sul de Minas Gerais, por formar professores competentes a atuar no ensino de maneira efetiva, com proposta de uma Nova História, que de fato reflita sobre os problemas da Sociedade Contemporânea. "O TCC do acadêmico Varley é uma prova da diferença social, onde o verdadeiro educador de História demonstra saber lidar com ensino e pesquisa de maneira competente".

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs