| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 27/06/2011 15:13:00
Solenidade de Corpus Christi encerra Campanha Eucarística de Solidariedade

Duas toneladas e meia de donativos. "Sucesso de arrecadação e solidariedade em Pouso Alegre", assim podemos descrever a Campanha Eucarística de Solidariedade, promovida pela Catedral Metropolitana e o Santuário do Imaculado Coração de Maria, com o apoio da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs). O ápice da campanha aconteceu no dia 23 de junho, durante a solenidade de Corpus Christi , com o encerramento oficial do evento, que reuniu entidades filantrópicas, escolas, supermercados Alvorada e a população em geral.

Logo pela manhã de quinta-feira, 23 de junho, feriado, um batalhão de voluntários invadiu as ruas centrais de Pouso Alegre com baldes, pincéis, serragem, tinta, folhas secas, papéis, plásticos e muita criatividade. Artistas de plantão demonstraram seus talentos ao traçarem no chão desenho de símbolos da Eucaristia, como por exemplo: cálice, hóstia e pinturas de personagens bíblicos. Ao longo das vias, escolas parceiras da campanha recrutaram voluntários para auxiliarem na montagem dos enfeites. Trabalho árduo, que teve início às 8h e só encerrou-se minutos antes da procissão chegar, por volta das 16h30. "É muito trabalhoso, porém recompensador ajudar a enfeitar nosso trecho por onde Jesus passará. Nossa Escola se empenhou ao máximo para arrecadar as doações e agora produzir os enfeites. O projeto formativo deste ano casa bem com a proposta da Campanha Eucarística de Solidariedade, cujo tema central é o amor. Estamos trabalhando o tema: 'Corrente do bem', com o slogan: 'Sou Anglo. Faço parte da corrente do bem'. Tivemos como objetivo mobilizar os jovens para que eles sejam multiplicadores desta ideia junto aos nossos próximos, buscando ações que favoreçam transformações benéficas ao ambiente escolar e familiar", disse a diretora do Anglo Pouso Alegre, Lélia Lima Wood, que participou da Campanha Eucarística de Solidariedade. Só o Anglo Pouso Alegre, entidade mantida pela Fuvs arrecadou mais de 1.300 caixas de leite UHT (integral).

A cerimônia de Corpus Christi teve início às 15h na Catedral Metropolitana, com a presença do arcebispo metropolitano de Pouso Alegre, dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho, que presidiu a celebração e contou ainda com a presença do cura da Catedral, cônego Edson Oriolo; o pároco e reitor do Santuário, padre Márcio Silva Souza; o vigário paroquial da Catedral, padre José Catarino; o vigário colaborador da Catedral, padre Marcos Silva e os vigários paroquiais do Santuário, padre Cícero Severino da Silva e padre José Maria Collell Fargas.

Durante a homilia, dom Ricardo falou sobre a importância da solidariedade na Eucaristia e do verdadeiro sentido da fé, através das ações solidárias concretizadas por meio da evangelização. Dom Ricardo também lembrou sobre o significado da data para os cristãos católicos e a relevância litúrgica de Corpus Christi.

No ato também foi realizada a assinatura do documento elaborado pela prefeitura de Pouso Alegre para a restauração dos sinos da Catedral Metropolitana, com verbas do Fundo de Amparo à Cultura e Patrimônio Artístico do Município.
Após a missa, a procissão percorreu várias ruas centrais da cidade até chegar ao Santuário, onde houve bênção do Santíssimo Sacramento e outra celebração.

O presidente da Fuvs, Sinval Caputo agradece a colaboração e o engajamento de todos na Campanha Eucarística de Solidariedade. "Fico muito lisonjeado em poder incentivar e apoiar essa campanha que tantos frutos renderam. Ajudar o próximo engrandece a nossa vida. Nós da Fundação agradecemos todos os colaboradores das cinco unidades mantidas que participaram desta ação, os estudantes e a população em geral, que atendeu o nosso convite e vieram ser solidários. Nosso muito obrigado", disse Sinval Caputo.

O cura da Catedral, cônego Edson também comemorou os resultados obtidos durante os 23 dias de Campanha. "Até o momento da celebração recebíamos doações. As entidades filantrópicas receberão todos esses donativos, que tem um apreço especial, a bênção e o carinho de Jesus Cristo Eucarístico".

Já o pároco e reitor do Santuário, padre Márcio ficou muito entusiasmado com as arrecadações. "É bom ver que a população pousoalegrense é solidária. Conseguimos uma grande quantidade arrecada na Paróquia e muitos outros donativos chegaram até no dia de Corpus Christi . Agradeço a colaboração de todos. Que Deus lhes pague e abençoe", finalizou.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Cobertura fotográfica dos donativos arrecadados pelas entidades mantidas pela Fuvs

Cobertura fotográfica dos preparativos para a procissão de Corpus Christi