| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 28/06/2011 14:00:00
Novo sistema de acolhimento do Hospital Samuel Libânio começa a funcionar no dia 4 de julho

A partir do dia 4 de julho, o Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL) iniciará um novo sistema de acolhimento aos pacientes, que consistirá em uma triagem especializada feita em todas as pessoas que procurarem o Pronto Atendimento.

O Protocolo prevê a classificação dos pacientes de acordo com a gravidade do caso: vermelho (casos de emergência); laranja (muita urgência); amarelo (casos urgentes) e verde e azul (casos considerados mais simples). Serão distribuídas pulseiras com essas mesmas cores aos pacientes.

Os pacientes serão triados por enfermeiros treinados especialmente para essa função. Hoje o Pronto Socorro do Samuel Libânio atende em média, 250 pacientes ao dia, provenientes de Pouso Alegre e mais 53 municípios da região sul mineira.

O Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco foi elaborado pela equipe do Samuel Libânio, tendo como base o Protocolo de Manchester. Esse sistema tem sido adotado em vários hospitais de grande porte, como o HUSL, em todo território brasileiro.

De acordo com a Portaria 2048/2002 do Ministério da Saúde são estabelecidas diretrizes que consolidam os sistemas de Emergência e Urgência e o papel de cada ator nessa rede, além das atribuições e responsabilidades dos gestores e profissionais que atuam nos serviços de Emergência e Urgência. Emergência: é a constatação médica de agravo à saúde que implique em risco eminente à vida, ou sofrimento intenso, exigindo, portando, o tratamento médico imediato. Já Urgência: ocorrência imprevista de agravo a saúde com ou sem risco potencial à vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.

Para a enfermeira responsável pelo Núcleo de Qualidade do HUSL, Lidiane Pereira da Silva, o novo sistema de acolhimento estabelece o manejo da classificação de risco na unidade de Emergência e Urgência. "Essa mudança requer equipes capacitadas para identificar a prioridade dos pacientes, através de protocolos, extinguindo a triagem feita por ordem de chegada e por profissional não capacitado. O objetivo da triagem é acolher o paciente com classificação do risco, priorizando aquele que tem maior risco de agravo, prestando assistência multiprofissional em tempo hábil", disse.

Já o enfermeiro João Batista Cunha, responsável pelo Núcleo de Controle Interno do HUSL, comentou que este processo "deve ser realizado por toda a rede e o paciente deve ser referenciado em cada ponto de atenção responsável pelo seu cuidado, além de reorganizar o fluxo de atendimento do serviço de Emergência e Urgência do HUSL, para melhorar a qualidade da assistência prestada e diminuir o risco de morbimortalidade", comentou.

Para o diretor técnico do HUSL, Flávio Galvão Lima, a implantação do protocolo "é um sonho antigo da direção do hospital, pois vai reorganizar os fluxos de atendimento, padronizar processos, ofecerer qualidade no acolhimento do paciente, além de proporcionar a toda população de Pouso Alegre e do Sul Minas tratamento ainda mais digno e humano para quem procura o Pronto Atendimento do Samuel Libânio", relatou.

O presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo, disse estar empolgado com as novas práticas no Pronto Atendimento do HUSL. "Saúde e Educação são os dois pilares que sustentam a nossa Fundação e com o efetivo funcionamento do protocolo de atendimento todos os pacientes que nos procuram com reais necessidades de tratamento ganham, pois garantir atenção à saúde com qualidade e resolutividade é também nosso dever. É a Fuvs cumprindo seu papel social no Sul de Minas. Não posso me esquecer de parabenizar o quadro de funcionários do nosso hospital que vai trabalhar, dioturnamente, com competência e amor ao próximo em mais essa empreitada", finalizou.

Por Lucas Silveira
Colaboração de Paulo Magno Moreira