Data 29/06/2011 13:01:00
Acadêmico do curso de Letras da Univás tem trabalho de pesquisa divulgado na TV

O acadêmico do curso de Letras da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Cristiano José de Oliveira terá seu trabalho de conclusão de curso divulgado no Programa de Atitude, no dia 6 de julho. A atração é exibida de segunda à sexta, a partir das 14h30, pela TV Libertas.

O Programa de Atitude , da TV Libertas criou recentemente um quadro que tem como objetivo divulgar os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos que se destacam nas bancas de trabalho de conclusão de curso.

O trabalho do acadêmico de Letras da Univás, Cristiano Oliveira, apresenta uma pesquisa que teve como suporte teórico a óptica da crítica literária, especificamente a teoria da metáfora sobre a produção literária de "Cora Coralina", mulher e escritora, que resultou em um trabalho de conclusão de curso e em um artigo.

O projeto foi orientado pela professora do curso de Letras da Univás, Maria Lúcia Pagliarini Saponara, que considera a pesquisa científica "de grande relevância cultural tanto para aqueles que apreciam a escritora, como para professores, acadêmicos e vestibulandos", disse.

Para o acadêmico Cristiano José, a participação no programa "é uma oportunidade para dividir as riquezas presentes nas metáforas escolhidas por Cora Coralina, que utiliza a poesia para recriar o mundo e assumir outros papéis, por meio da literatura", comenta.

A coordenadora do curso de Letras, professora Denise Aparecida Gomes dos Santos, destaca a importância dos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelos alunos do curso da Univás. "Por serem instrumentos que, além de confirmar o compromisso da Univás perante a sociedade, no que se refere à formação de um profissional crítico e pesquisador, demonstra que o incentivo para a iniciação científica é o fator que irá provocar o diferencial no desempenho profissional", finaliza.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs