Data 29/06/2011 13:38:00
Univás realiza I Seminário Internacional de Educação Física

O curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizou nos dias 20 e 21 de junho, o I Seminário Internacional de Educação Física, que abordou o tema "Da Coragem, do Orgulho e da Paixão de ser Professor: O Professor como Mediador da Inclusão Social". O evento foi sediado no Marques Plaza Hotel e teve a coordenação da professora da Univás, Jane Silva.

Na abertura do evento, alunas da Escola Estadual presidente Arthur da Costa e Silva (Polivalente), ensaiadas pelo graduando do curso de Educação Física da Univás, Guilherme Marinho, apresentaram uma dança. Em seguida, o diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho proferiu o discurso de abertura.

Logo após, 80 convidados acompanharam a palestra do professor Jorge Bento, que veio da Universidade do Porto, em Portugal, para falar sobre o quanto é nobre, importante e necessário ser professor.

O tema "Educação Física Escolar" foi abordado pelo professor Go Tani, da Universidade de São Paulo (USP).

Já no segundo dia do Seminário, o professor da USP, Jorge Alberto de Oliveira, falou sobre "A carreira acadêmica e o profissional em Educação Física: uma questão de paixão". O professor da USP, Luciano Basso, abordou sobre "O desafio do professor em aprender a conhecer o aluno". Para finalizar o ciclo de palestras, o professor da Univás, Márcio Borges de Oliveira e o graduando de Educação Física, Everson Ferreira, falaram sobre o projeto de basquete para cadeirantes, que é desenvolvido com o apoio da prefeitura definindo o professor como mediador da inclusão social.

A cerimônia de encerramento foi conduzida pela coordenadora do curso de Educação Física da Univás, professora Rosy Amaral Silva Ribeiro.

O evento contou ainda com a presença da secretária municipal de Educação de Congonhal, professora Edileni Camargo e mais 25 professoras da rede municipal da cidade. O vereador pousoalegrense, Fabrício Machado também prestigiou o Seminário, e comentou sobre "a luta e as dificuldades enfrentadas pelos colegas devido à falta de apoio para manter e levar adiante o projeto de basquete para cadeirantes", apontou.

O I Seminário Internacional de Educação Física teve ainda o apoio do curso de Administração da Univás. "O sucesso do evento contou com a efetiva participação do professor Joaquim Teixeira, coordenador do curso de Aministração e de alguns acadêmicos do referido curso, na parte de suporte interno e externo, sob a coordenação da acadêmica de Administração do sétimo período, Jacqueline Duarte", disse a coordenadora do evento, professora Jane Silva.

Professora Jane lembra que um dos objetivos deste Seminário foi conseguir recursos financeiros para que três acadêmicos de Educação Física da Univás possam participar do III Congresso Internacional de Jogos Desportivos, que acontecerá na segunda semana de julho, na Universidade de Porto, em Portugal. "Nossos alunos Fernanda, Rodrigo e William tiveram três trabalhos aceitos para o Congresso Internacional de Jogos Desportivos e queremos que eles participem do evento. O primeiro trabalho é sobre o tema 'Basquete Adaptado como Meio de Inclusão para Pessoas Portadoras de Necessidade Especiais'. O segundo é sobre o estresse pré-competitivo: 'Analise dos Sintomas de Estresse Presentes em Atletas Infanto-Juvenis de Voleibol' e o último fala sobre a importância do futebol feminino na melhoria das capacidades físicas, com o tema: 'Melhora de Capacidades Físicas, através da Prática do Futebol de Campo Feminino'", comenta professora Jane Silva.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs