| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 04/07/2011 15:54:00
Presidente da Fuvs convida colaboradores da entidade e população para participarem da apresentação da Fazenda da Esperança

O presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo convida toda a população e os colaboradores da instituição para participarem, na próxima quarta-feira, 6 de julho, às 15h, no anfiteatro da Medicina Pouso Alegre, na unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) da apresentação oficial da Fazenda da Esperança, em Pouso Alegre.

Agora é a vez da cidade de Pouso Alegre, após grande luta da comunidade, encabeçada pelo padre Mário Borghi, do Mosteiro Popular Nossa Senhora do Guadalupe e da Associação Emaus fundar a Fazenda da Esperança no bairro do Cervo.

A compra do imóvel foi feita através de doações particulares e da administração pública. A propriedade foi adquirida por R$ 640 mil reais, sendo pago no ato da compra R$ 400 mil reais e parcelado o restante em oito vezes de R$ 30 mil reais.

Os recursos economizados em 2009 pela Câmara Municipal foram devolvidos à prefeitura para serem repassados ao Projeto Fazenda Esperança. Em 2010 os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 26/2010 autorizando o município a transferir recursos à Associação Emaus, no valor de R$ 350 mil reais.

A propriedade adquirida para instalação do centro de recuperação pertenceu ao ex-traficante colombiano, Juan Carlos Ramírez Abadia, preso em 2007 pela Polícia Federal. Em 2008, o imóvel foi leiloado e adquirido por um comprador de Jaú (SP). O sítio comprado com o dinheiro do tráfico de entorpecentes, agora irá recuperar dependentes químicos.

O presidente da Fuvs, Sinval Caputo reforça o pedido de participação de todos os colaboradores da Fundação e a população. "Conto com a presença dos colaboradores da Fundação e da população em geral, que prestigie e conheça como serão os trabalhos da Fazenda da Esperança em nossa cidade. Um projeto que desde já conta com o apoio integral da Fuvs", convida Sinval.

A Fazenda da Esperança é uma comunidade terapêutica de recuperação de toxicodependentes criado pelo alemão frade franciscano, Hans Stapel e pelo leigo consagrado, Nelson Giovanelli Rosendo dos Santos, no dia 29 de junho de 1983, na cidade de Guaratinguetá (SP).

Frei Hans, em 1979, assumiu como pároco a paróquia de Nossa Senhora da Glória, no bairro do Pedregulho, em Guaratinguetá e ofereceu ao grupo de jovens dessa comunidade o estilo de vida que incentiva a colocar em prática frases e conhecimentos tirados do evangelho.

Um jovem paroquiano, Nelson Giovanelli, animado por um dos ensinamentos da palavra de Deus, passa a se relacionar com um grupo de jovens, na esquina da rua de sua casa, onde comercializavam e consumiam drogas, álcool e cigarros. Nessa esquina, originou-se várias situações: festa de aniversário de um dos jovens que Nelson e sua irmã levaram bolo para comemorar, bicicleta de Nelson emprestada a um dos jovens que a trocaria por drogas, mas a devolveu limpa e consertada; e outros acontecimentos, entre eles, o pedido de Antônio Eleutério para sair daquela vida de dependente químico. Antônio disse que precisava de uma pessoa o tempo todo ao seu lado para conseguir, porque sozinho já tinha tentado e não era possível. Nelson trabalhava o dia todo e não podia estar junto, então, fez a proposta que receberam de frei Hans: todos os dias, encontrariam-se na paróquia da Glória, onde orientados pelo frei, escolheriam uma palavra de Deus para colocar em prática. No dia seguinte e, à noite, se reuniriam para contar como viveram essa palavra e escolheria outra para o próximo dia. Nelson acreditava que só Deus poderia estar o dia todo ao lado de Antônio.

Mais tarde, outros jovens da esquina se juntaram a esse grupo foi quando decidiram viver juntos e alugaram uma casa, no bairro do Pedregulho, próximo a paróquia. Nelson colocava o que ganhava em seu trabalho em comum e frei Hans deu uma roçadeira, tesoura e outras ferramentas para os jovens que buscavam recuperação trabalharem na limpeza de jardins dessa comunidade.

Depois dessa experiência, inaugurou-se a primeira Fazenda da Esperança na zona rural de Guaratinguetá. Em 1987, nasceu a primeira comunidade da Fazenda da Esperança fora da cidade de Guaratinguetá, sendo em Coroatá, no Estado do Maranhão. Os anos se passaram e novas Fazendas eram abertas, mas a explosão no número de comunidades veio na década de 1990.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

O presidente da Fuvs, Sinval Caputo convida todos os colaboradores da Fundação e população para participar da apresentação da Fazenda Esperança