Data 04/07/2011 16:47:00
Alunos classificados no programa de bolsas de iniciação científica BIC-Júnior da Univás são apresentados

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentou na manhã de sábado, 2 de julho, no salão de eventos da unidade Fátima da Univás, os alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional de escolas públicas de Pouso Alegre selecionados no Programa de Iniciação Científica Júnior da Univás, apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O objetivo do BIC-Júnior é possibilitar aos alunos do ensino médio, fundamental e educação profissional a ampliação de sua formação, permitindo que mantenham contato com um projeto científico e despertando o interesse pela pesquisa científica, bem como estimular o desenvolvimento do senso crítico nos estudantes diante das diferentes produções do conhecimento.

Foram concedidas 10 bolsas de iniciação científica aos alunos classificados no processo seletivo.

O aluno da Escola Municipal Clarisse Toledo, Pedro Luis da Rocha irá trabalhar no projeto "Livros didáticos de matemática do ensino fundamental e a abordagem de resolução de problemas", sendo orientado pelo diretor da unidade Fátima da Univás e professor do curso de Matemática, Benedito Afonso Pinto Junho.

A coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges orientará a aluna da Escola Municipal Clarisse Toledo, Jéssica Rafaela Patrocínio, que trabalhará o seguinte tema: "A estatística como ferramenta para a realização de diagnósticos e análises".

A estudante da Escola Municipal Dom Octávio, Jhovana Júlio Oliveira será orientada pela professora do curso de Farmácia da Univás, Ana Beatriz Alkimim Teixeira Loyola, com o tema "Qualidade microbiológica da água em escolas públicas".

A coordenadora do curso de Enfermagem da Univás, professora Maria Teresa Jesus Pereira traz como pesquisa "Percepção sobre sexualidade emergente de adolescentes no município de Pouso Alegre" e terá como orientanda a aluna da Escola Municipal Clarisse Toledo, Karina de Andrade Pereira.

Já o professor do curso de Matemática da Univás, Paulo César Xavier Duarte trabalhará o tema "A formação do cidadão para o exercício da cidadania embasada nos temas transversais inseridos nos livros didáticos de matemática das escolas públicas de Pouso Alegre", sendo sua orientanda a estudante da Escola Municipal Antônio Mariosa, Franciele Ariane Justimiano.

"Cultura e memória os nordestinos na cidade de Pouso Alegre - Etapa II" será o tema abordado pela coordenadora do curso de História da Univás, professora Andrea Silva Domingues, que trabalhará sua pesquisa com o aluno da Escola Municipal Clarisse Toledo, Daniel Batista Dantas.

A estudante da Escola Municipal Dom Octávio, Sarah Aparecida Ribeiro será orientada pela professora do curso de Publicidade e Propaganda da Univás, Luciana Pereira Rezende com o tema "A arte da propaganda".

A professora do curso de Enfermagem da Univás, Rita de Cássia Pereira abordará o tema "As representações sociais sobre envelhecimento de alunos de uma escola pública", onde orientará a aluna Vanessa Possidônio Ferreira, da Escola Municipal Dom Octávio.

O aluno Yohan Tenório Sampaio Nunes será orientado pelo coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da Univás, professor Guilherme Carrozza com o tema "Publicidade e espaço público".

O tema "O livro didático e a busca da qualidade de ensino" será estudado pela professora do curso de Ciências Contábeis da Univás, Neide Pena Cária e o aluno da Escola Municipal Antônio Mariosa, Flávio Arantes Toti.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da apresentação dos novos alunos do programa BIC-Júnior da Univás