| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 05/07/2011 07:55:00
Univás sedia VIII Conferência Municipal de Saúde

O anfiteatro do curso de Medicina Pouso Alegre da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou no sábado, 2 de julho e no domingo, 3 de julho, a VIII Conferência Municipal de Saúde, que teve como objetivo principal recolher de vários setores representativos de Pouso Alegre propostas de políticas públicas a serem adotadas pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a participação da comunidade, o encontro teve como finalidade impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do SUS. A Conferência realizada pela Secretária e Conselho Municipal de Saúde abordou o tema: "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro".

Representando a Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) esteve o diretor técnico do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL), Flávio Galvão Lima; os enfermeiros do Núcleo de Qualidade e Controle Interno do HUSL, Lidiane Pereira da Silva e João Batista Cunha e o professor do curso de Medicina Pouso Alegre da Univás, Marcos Mesquita Filho, que participaram da Conferência com palestras e depoimentos sobre os trabalhos desenvolvidos na entidade, com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento dos serviços de saúde prestados pelo HUSL.

O diretor técnico do HUSL, Flávio Galvão apresentou os detalhes sobre a "Implantação do Protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco no Hospital Samuel Libânio", que contou com o apoio dos enfermeiros do HUSL, Lidiane Pereira e João Batista.

Durante a apresentação da proposta aos presentes na VIII Conferência Municipal de Saúde, o diretor técnico do HUSL, Flávio Galvão comentou que a implantação do protocolo "é um sonho antigo da direção do hospital, pois vai reorganizar os fluxos de atendimento, padronizar processos, ofecerer qualidade no acolhimento do paciente, além de proporcionar a toda população de Pouso Alegre e do Sul Minas tratamento ainda mais digno e humano para quem procura o Pronto Atendimento do Samuel Libânio".

Já o enfermeiro João Batista Cunha, responsável pelo Núcleo de Controle Interno do HUSL, comentou que este processo "deve ser realizado por toda a rede e o paciente deve ser referenciado em cada ponto de atenção responsável pelo seu cuidado, além de reorganizar o fluxo de atendimento do serviço de Emergência e Urgência do HUSL, para melhorar a qualidade da assistência prestada e diminuir o risco de morbimortalidade".

Na sequência houve uma oficina de grupo e logo após uma apresentação dos trabalhos, debates e votação.

No domingo, dia 3 de julho ocorreu às últimas apresentações das moções e teses, em seguida a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde e a elaboração final da ata da conferência.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs