| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 07/07/2011 14:54:00
Presidente da Fuvs Sinval Caputo participa de lançamento da Fazenda Esperança

O presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo foi convidado para o lançamento oficial da Fazenda Esperança, em Pouso Alegre. A solenidade, que aconteceu na quarta-feira, 6 de julho, no anfiteatro da unidade Central da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) foi presidida pelo responsável pela vinda da entidade a cidade, padre Mário Borghi, que apresentou a dezenas pessoas como será o funcionamento da instituição.

Durante a abertura do evento, padre Mário Borghi agradeceu a presença dos convidados e do presidente da Fundação, Sinval Caputo. "Fiquei muito lisonjeado de conhecer hoje pessoalmente, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo, que realiza um excelente trabalho de gestão frente a esta instituição que cuida da educação e saúde de milhares de pessoas. Sinval foi muito acolhedor com a equipe da Fazenda Esperança, e gentil, em ceder este espaço de formadores de opinião, para apresentarmos a Fazenda Esperança", disse padre Mário.

Luciano Santos da Silva é coordenador da Fazenda Esperança e já vivenciou a experiência deste projeto por diversas oportunidades no Estado do Pará, em Alagoas e até no exterior, na Alemanha e no México. Luciano conta que o trabalho da Fazenda Esperança é alicerçado na convivência, trabalho e espiritualidade. "Nosso trabalho não restringe apenas aos recuperandos. Buscamos a participação das famílias em todo processo. O período de convivência na fazenda é de sete meses. Cada família deve adquirir, pelo valor de um salário mínimo, uma cesta, com produtos fabricados e produzidos pelos próprios recuperandos. Estes produtos devem ser revendidos, e assim cria-se o relacionamento participativo da família e até mesmo da comunidade", disse.

No evento, Luciano apresentou nove missionários, todos ex-internos da Fazenda Esperança, que hoje agradecem o apoio que receberam da instituição para se livrarem das drogas e prestam um serviço voluntário para a entidade. "Os voluntários que fazem o trabalho de preparação da fazenda e divulgação do trabalho, nestes primeiros 30 dias abriram mão de seus compromissos e vieram para Pouso Alegre prepararem a fazenda para os recuperandos. Dentre os nove voluntários, apenas um jovem, de 16 anos, não é ex-usuário de drogas, os outros, todos passaram pelo mundo negro das drogas e se recuperaram nas Fazendas Esperanças espalhadas pelo país", conta Luciano.

Após a finalização da apresentação da Fazenda Esperança, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo deixou uma mensagem aos presentes no lançamento da entidade em Pouso Alegre. "Nossa Fundação do Vale do Sapucaí tem orgulho em sediar nesta tarde de quarta-feira, 6 de julho de 2011, um marco para a ressocialização de centenas de jovens que estão no mundo obscuro das drogas. A chegada da Fazenda Esperança lança no coração dos pousoalegrenses e da região uma semente de esperança e ao mesmo tempo de solidariedade com as famílias que sofrem com este mau que assola a humanidade, que é a droga. Estamos felizes com mais esta oportunidade de ajudarmos o próximo. Quero que o padre Mário Borghi, o Luciano e todos os membros e voluntários da Fazenda Esperança contem sempre com o apoio da Fuvs neste projeto. Estamos juntos, e desde já somos parceiros", finalizou Sinval Caputo.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica do lançamento da Fazenda Esperança