Data 07/07/2011 15:38:00
Acadêmicas de Jornalismo da Univás produzem vídeo sobre sustentabilidade para CNN

As acadêmicas do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Ana Luiza Fernandes, Edna Motta, Jéssica Caixeta e Juliana Cunha, sob orientação da professora Hellen Morais produziram um vídeo-reportagem (VT) sobre Sustentabilidade. Este vídeo vai concorrer no 7º Concurso da Rede Americana CNN para Estudantes de Jornalismo de todo o Brasil, que tem como tema "Energia Renovável".

Para concorrer, as acadêmicas de Jornalismo da Univás produziram um vídeo de dois minutos sobre aquecimento de água por meio do sistema de serpentina instalada no fogão à lenha. Trata-se de uma maneira rudimentar de esquentar a água do chuveiro e das torneiras, muito utilizada no século passado por grande parte das famílias na zona rural.

Os personagens entrevistados para a produção do vídeo são moradores de Borda da Mata (MG), uma família de quatro pessoas de classe média, que utiliza o fogão à lenha com serpentina há 15 anos. A conta de luz da casa é cerca de 70% mais barata se o consumo fosse apenas de energia elétrica, de acordo com Rosana Maria Coutinho, mãe da família. Em um ano, Rosana, Luiz Coutinho e os dois filhos deixam de gastar quase R$ 500,00 na conta. Cerca de 1200 kilowatts/hora são poupados anualmente. Para se ter uma ideia da economia realizada na casa, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), em uma década e meia de uso da serpentina, os kilowatts poupados são suficientes para manter um chuveiro ligado uma hora por dia na posição verão durante 18 anos, considerando que o consumo mensal de um chuveiro uma hora diária seja de 90 kWh. Ou ainda, deixar uma lâmpada incandescente acesa o dia inteiro por aproximadamente 21 anos. O consumo da lâmpada por dia é de 2,4 kWh.

A significativa contribuição da família ao meio ambiente reforça a importância do consumo consciente e é confirmada pelos números. No entanto, a preocupação não se limita ao baixo valor da conta no final do mês, toda a utilização de água e luz da casa é ecologicamente correta. A água da residência vem de um poço no quintal. A lenha queimada no fogão são restos de madeira de uma das várias fábricas de acessórios para cortinas existentes na cidade. A madeira que seria descartada é reciclada e torna-se fonte da energia renovável.

De acordo com Fernando Bonillo, biólogo e chefe do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Pouso Alegre, "a fumaça decorrente da queima da lenha se comparada à destruição e impacto ambiental causado na natureza para a construção de uma hidrelétrica é insignificante. Do ponto de vista ambiental, a liberação de gás carbônico proveniente da queima de lenha é mais sustentável, pois o gás liberado volta ao meio ambiente em um processo natural", disse.

A reportagem está disponível em:

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs
Colaboração: Hellen Morais (professora do curso de Jornalismo da Univás)

Cena do vídeo reportagem sobre Sustentabilidade que concorre no 7º Prêmio CNN