| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 11/07/2011 11:06:00
Curso de Pedagogia da Univás é avaliado com nota 4 pelo MEC

O corpo docente e discente do curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) está em festa. A avaliação in loco do Ministério da Educação (MEC) foi realizada para atestar o reconhecimento do curso, que recebeu da instituição avaliadora o conceito de nota 4, quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um quadro muito bom do que expressa o referencial mínimo de qualidade. As notas variam de 1 até 5 pontos.

Os avaliadores seguem um instrumento de avaliação pré-estabelecido pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa (INEP). As dimensões avaliadas por esses órgãos são: organização didático-pedagógica; corpo docente e instalações físicas. Os avaliadores também verificam os documentos necessários, fazem visita às instalações físicas do curso e realizam reuniões com dirigentes da instituição, professores, alunos, colaboradores e os integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

A avaliação in loco é apenas um dos itens que compõem o Sistema Nacional de Avaliação (SINAES), que é composto pelo Exame Nacional de Desempenho do Estudante (ENADE), avaliação interna realizada pela CPA e avaliação externa realizada pelo INEP, que foi a recebida pela Univás.

O diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho manifestou em uma nota divulgada no site institucional da Univás sua satisfação com o resultado positivo obtido pelo curso de Pedagogia. "Sabemos do dinamismo que corresponde à própria força motriz da área da Educação e, portanto, para que essa área de Pedagogia sempre receba contribuições inéditas, capazes de lançar luz sobre novas perspectivas, a academia precisa estar preparada para, justamente, trilhar esses caminhos que se caracterizam pelo ineditismo. É por acompanharmos, dia após dia, o compromisso de todo o colegiado do curso de Pedagogia da Univás unidade Fátima, que gostaríamos de estender a coordenadora Sandra Maria Silva Sales Oliveira e demais professores, nossas congratulações pelos excelentes trabalhos desenvolvidos e que garantiram, junto ao MEC, o reconhecimento do curso. Nossos parabéns a toda a equipe pelo conceito final 4 atribuído pela comissão avaliadora", disse em nota, o professor Benedito Afonso.

O reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano também parabenizou a equipe do curso de Pedagogia pela conquista. "Todo o corpo docente e discente do curso de Pedagogia da Univás merece os aplausos por essa conquista que trilha o desejo de nossa Universidade do Vale do Sapucaí, o caminho constante da qualidade de ensino. Parabéns a todos", finaliza o professor Félix Bazzano.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs