| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 22/07/2011 11:03:00
Manual de Orientação em Farmácia Hospitalar do HUSL já está à disposição dos colaboradores

Médicos, enfermeiros, farmacêuticos e colaboradores do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL), mantido pela Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) já tem à disposição o Manual de Orientação das Práticas Assistenciais em Farmácia Hospitalar, prontuário exigido e aprovado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Na manhã de sexta-feira, 22 de julho, o coordenador da Farmácia do HUSL e professor do curso de Farmácia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Eliéser Castro e Paiva recebeu a equipe de jornalismo da Assessoria de Comunicação e Marketing da Fuvs (Ascom) para apresentar o manual a todos os colaboradores e população. "A Farmácia Hospitalar do Samuel Libânio desenvolve novos métodos de trabalho sempre em busca de atingir as exigências da ONA para acreditação do Hospital, além de contribuir com as equipes multidisciplinares de saúde no quesito de medicamentos, sem deixar em nenhum momento de acreditar que com trabalho sério e responsável o nosso maior beneficiário é sempre o paciente", comenta Eliéser.

O manual possui no total 348 páginas e foi elaborado pela equipe da Farmácia Hospitalar do HUSL
. O documento contém descrições e informações necessárias sobre todos os medicamentos padronizados. "Neste manual existem subsídios sobre a relação de alimentação e medicamentos, bem como o cálculo de dosagem para auxiliar o corpo de enfermagem do Hospital", salienta Eliéser.

O coordenador da Farmácia Hospitalar do HUSL lembra ainda que o manual está disponível em todos os setores do Samuel Libânio e aponta as vantagens conquistadas com o novo prontuário. "Para o Hospital o manual serve como orientação para que não sejam prescritos medicamentos não padronizados pelo HUSL, ou seja, medicamentos que tenham em nosso estoque. Já para os médicos servirá como consulta de bulas e principalmente aos pacientes, que terão mais segurança nos medicamentos prescritos", disse Eliéser.

Outra novidade na Farmácia Hospitalar do HUSL é o serviço de triagem farmacêutica das prescrições médicas, uma exigência da ONA, que o Hospital já se adequou. "Com esse setor de triagem que estamos desenvolvendo traz ainda mais segurança e qualidade na triagem dos medicamentos, pois é conferido, liberado e depois conferido novamente, é mais controle de qualidade", disse.

No mês de junho de 2011 a Farmácia Hospitalar do HUSL distribuiu 4.599 medicamentos para os setores de internação, exceto o Pronto Socorro e o Centro Cirúrgico do Hospital, que possuem Farmácia Satélite.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

O coordenador da Farmácia Hospitalar do HUSL recebeu a equipe de jornalismo da Ascom

Eliéser Castro e Paiva apresentou o manual, que possui 348 páginas