Data 25/07/2011 14:02:00
Professores de História apresentaram trabalhos em Simpósio Nacional

Os professores do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Ana Eugênia Nunes de Andrade, Andrea Silva Domingues e José Roberto Gonçalves apresentaram trabalhos durante o XXVI Simpósio Nacional de História, que aconteceu entre os dias 17 e 22 de julho, na Universidade de São Paulo (USP).

O Simpósio é promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH), que este ano completa 50 anos. A Associação que no início se chamava Associação Nacional dos Professores Universitários de História reúne professores de todos os níveis e historiadores que atuam nas instituições voltadas ao patrimônio histórico.

A professora Ana Eugênia apresentou o trabalho "As Políticas de Remodelação Urbana no Mercado Municipal de Pouso Alegre (1940-1970)", dentro do Grupo Temático "Cidade e memória social".

Já a coordenadora do curso de História da Univás, professora Andrea Silva Domingues, dentro do Grupo Temático "De narrativas e narradores: a história oral nas investigações sobre trabalho e trabalhadores no campo e na cidade", apresentou a pesquisa "Cultura e identidade: 'Festa da igreja para os padres e a festa de Nossa Senhora para as pessoas do cativeiro'".

"Fotografia de imprensa em sala de aula: usos e reflexões" é o título do trabalho apresentado pelo professor José Roberto Gonçalves no Grupo Temático "Formação de Professores, Ensino de História e Contemporaneidade".

Além dos professores, os acadêmicos Bárbara Cristine Casallechi Fonseca Simões, Fernando do Vale e Patrícia Vigiliato, que são bolsistas do Programa de Iniciação Científica da Univás também participaram do Simpósio nas atividades de mini-cursos e como ouvintes das apresentações das pesquisas.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs