Data 08/08/2011 11:50:00
Egresso de Jornalismo realiza palestra sobre livro-reportagem

O egresso do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Jonas Costa, realizará no dia 12 de agosto, uma palestra sobre o livro-reportagem "A Rainha Operária e sua Colmeia Negra", produzido como projeto experimental.

A palestra acontecerá às 10h, no auditório Aureliano Chaves no Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí.

O livro-reportagem "A Rainha Operária e sua Colmeia Negra" que no final do mês de abril foi publicado pelo site Clube dos Autores, é resultado de dois anos de pesquisas, 77 entrevistas e consultas a exemplares de 23 periódicos publicados entre 1874 e 2010.

Possui 182 páginas e 58 fotos, divide-se em 10 capítulos e é prefaciado pelo sociólogo Yago Euzébio Bueno de Paiva Junho. O índice onomástico é composto por mais de 600 nomes e apelidos mencionados no livro. O livro-reportagem foi orientado pela professora Maria Eunice de Godoy Machado Teixeira.

Cozinheira e benzedeira afamada de Santa Rita do Sapucaí (MG), Maria Bonita criou sete filhos praticamente sozinha depois que o marido migrou para a capital paulista, de onde jamais regressaria. Sem descuidar das lides domésticas, fundou e liderou uma agremiação carnavalesca (Mimosas Cravinas) e um clube recreativo (Associação Santarritense José do Patrocínio), ambos destinados aos afrodescendentes.

O livro-reportagem não tem caráter exclusivamente biográfico: narra também períodos que antecedem e sucedem a vida da líder negra, além de descrever a conjuntura local em cada momento histórico. O primeiro capítulo, por exemplo, trata da escravidão em Santa Rita. Alguns temas abordados: territórios negros, racismo, carnaval, culinária local, manifestações culturais de origem africana, religião e política.

O site para compra do livro-reportagem é
www.clubedeautores.com.br , no menu Trabalho de Conclusão de Curso.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs