| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 10/08/2011 15:50:00
Curso de Pedagogia revitaliza a Classe Hospitalar

O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários oficializou ontem, 09 de agosto, a revitalização da Brinquedoteca do Hospital Universitário Samuel Libânio, que a partir de agora funciona também como uma Classe Hospitalar.

A Classe Hospitalar contempla a brinquedoteca, ludoteca, espaço para atividades de leitura, de artes e apoio pedagógico. A proposta é proporcionar às crianças e adolescentes hospitalizados um ambiente favorável, para que continuem as atividades escolares sem prejuízo no aprendizado. O funcionamento da Classe Hospitalar do Hospital Samuel Libânio contará com o apoio dos acadêmicos do curso de Pedagogia.

Segundo a professora Sônia Lúcia Andere Teixeira, autora do projeto, pesquisas apontam que o segundo maior índice de depressão em crianças hospitalizadas é o afastamento das crianças do ambiente escolar.

O projeto recebeu o apoio do reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano; do pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Carlos de Barros Laraia; da coordenadora de Extensão da unidade Fátima, professora Adriana Cardoso e da coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sandra Maria da Silva Sales Oliveira e dos diretores do Hospital, Maria Donizete Costa Ribeiro e Flávio Galvão Lima.

O Estatuto da Criança e do Adolescente e a Resolução nº 41, de 13 de outubro de 1995, dos "Direitos da criança e adolescente hospitalizados" estabelece que é direito da criança e do adolescente, desfrutar de alguma forma de recreação, programas de educação e saúde, acompanhamento de currículo escolar durante sua permanência hospitalar.

A revitalização do espaço foi possível com a ajuda da: Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Banco do Brasil, Gasômetro Madeira, Pisos Mantiqueira e Flash Placas. Na Pró-Reitoria de Extensão da Univás, está a venda a rifa de uma bicicleta doada pelo Banco do Brasil, que correrá no final do mês de agosto. A renda será revertida para a compra de brinquedos pedagógicos.

Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs

Professores da Univás e diretores do Hospital na nova sala revitalizada

As crianças internadas no Hospital irão participar de atividades na Classe Hospitalar