Data 10/08/2011 17:22:00
Liga Acadêmica promove I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança

A Liga Acadêmica Pediátrica e Neonatal da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), composta por acadêmicos do curso de Medicina realizará nos dias 26 e 27 de agosto, o Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança, no Marques Plaza Hotel.

O evento contará com a participação de palestrantes integrantes do corpo clínico do Hospital Universitário Samuel Libânio e também convidados de Hospitais e Universidades de São Paulo e Minas Gerais, os quais abordarão os principais assuntos relacionados à UTI infantil e saúde da criança em geral.

Na sexta-feira, dia 26, o Congresso terá início com uma mesa-redonda sobre "Cardiologia Infantil". A primeira apresentação será sobre "Intercorrências cardiológicas mais comuns em consultório", ministrada pelo médico Edmundo Clarindo. Em seguida, a conferência será sobre "Clínica Cardíaca Infantil (Ecocardiograma e Eletrocardiograma)", conduzida pelo médico Edson Luis de Lima. E para finalizar a noite o tema será "Cirurgia Cardíaca Infantil", ministrado pelo médico Alexandre Hueb.

Já dia 27 de agosto, sábado, a primeira conferência terá o tema "Diagnóstico Pré-natal de Anomalias", apresentado pela médica Silvania de Cássia Vieira Archangelo. Na sequência, o médico e reitor da Univás, professor Félix Ocáriz Bazzano abordará sobre "Tratamento Cirúrgico para as Principais Malformações Congênitas". E para finalizar as atividades na parte da manhã, o médico Walter Luiz Magalhães Fernandes irá conduzir a conferência "Doenças neurológicas mais comuns na criança"

As atividades retornam a partir das 14 horas, com o tema "Primeiros Cuidados com o Recém-Nascido", ministrado pela enfermeira Mônica Antunes Portella Gazmenga. Logo após a palestra será "Assistência Hospitalar ao Neonato: Prevenção do óbito prematuro em MG", apresentada pela médica Albertina Rego. "Dor 5º sinal vital", será o tema conduzido pela enfermeira Juliana Marcatto. Já o médico Eduardo Carlos Tavares apresentará sobre "Cuidados de Final de Vida em Pediatria".

A partir das 17h, o médico José Sabino fará apresentações sobre "Avaliação da Criança gravemente doente" e "Choque em Pediatria".

Informações sobre inscrições no site da Ligaa: www.liuti.com.br

A Liga da UTI Pediátrica e Neonatal surgiu em 2009, com o propósito de conhecer melhor o atendimento e cuidados prestados às crianças usuárias da UTI Infantil do Hospital Samuel Libânio. Entre as principais metas da Liga está a promoção da saúde e qualidade de vida, através da disponibilização de recursos adequados para capacitação profissional e realização de atividades que promovam a interação dos conhecimentos médicos-científicos, com objetivo de não restringir os estudos apenas ao campo universitário.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs