Data 22/08/2011 12:47:00
Curso de Matemática da Univás realiza segunda fase da I Olimpíada Municipal de Matemática

A unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) esteve movimentada na manhã de domingo, 21 de agosto, quando 90 alunos classificados na primeira fase ocorrida no mês de maio passado realizaram as provas da segunda etapa da Olimpíada Municipal de Matemática.

Nas salas de aula o silêncio predominava e a concentração na resolução dos problemas aritméticos e geométricos era uma constante. Estudantes dos 9º Anos de Escolas Municipais de Pouso Alegre participaram desta segunda etapa, que reuniram questões mistas, divididas em duas partes, conforme regulamento da Olimpíada.

Essa segunda prova foi composta por duas partes: A e B. A parte "A" constituída de 15 questões de múltipla escolha, todas com problemas contextualizados e a parte "B" composta por cinco questões abertas, também problemas contextualizados, os quais abordaram os conceitos da matemática elementar atendendo os objetivos da I Olimpíada Municipal de Matemática, como estimular o estudo da matemática pelos alunos, preparando-os para a Olimpíada Brasileira de Matemática e diagnosticar as habilidades e competências matemáticas já adquiridas pelos alunos no nível fundamental de ensino.

A coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges, afirmou que os alunos apresentaram-se empolgados com mais essa participação e permaneceram nas salas de prova por duas horas no mínimo, sendo que um dos alunos, Mauricio Antunes de Souza, da Escola Municipal Anita Faria Amaral, fez questão de utilizar o tempo máximo, que era de três horas e meia e entregou a prova somente 12h30. Na saída declarou: "Não estava muito difícil. Eu tentei fazer tudo".

Professora Rosimeire Borges, que acompanhou durante toda a manhã o processo de aplicação dos exames matemáticos ficou satisfeita com a participação maciça dos alunos classificados para esta fase. "Nem o domingo chuvoso afastou os alunos desta segunda etapa. É muito gratificante realizar este projeto de extensão e ver a adesão dos alunos e o apoio da Secretaria Municipal de Educação nesta atividade, onde quem ganha são os estudantes, que podem aprimorar seus conhecimentos", completou.

A I Olimpíada Municipal de Matemática é realizada com o apoio da secretária Municipal de Educação, professora Cleidis Regina Chaves Modesto; da diretora do Departamento Pedagógico, Suzana Agnes Rosa e da supervisora pedagógica, Judith Dutra Pereira, além do corpo docente e discente do curso de Matemática da Univás, que empenham na realização deste projeto. "A Secretaria Municipal de Educação tem um papel fundamental nesta Olimpíada, as dirigentes não mediram esforços e estiveram aqui na Univás acompanhando seus alunos juntamente com alguns professores, diretores e funcionários das escolas participantes nesta segunda fase. Muito obrigada pelo apoio de todos, que direta ou indiretamente nos auxiliaram", agradece a professora Rosimeire Borges.

Participaram também de toda a preparação dessa segunda fase o diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho e os professores do curso de Matemática: Paulo César Xavier Duarte, Rodrigo de Lima Nascimento, Luiz Gonzaga de Paula, Luiz Felipe de Simões Godoy e ainda a professora da Universidade Bandeirante (Uniban) de São Paulo, Aparecida Rodrigues Silva Duarte, além dos alunos do curso de Matemática, os quais unidos auxiliaram na aplicação das provas.

A relação de alunos participantes dessa I Olimpíada de Matemática, classificados para a terceira fase, será divulgada pela Comissão Municipal da Olimpíada de Matemática de Pouso Alegre até 30 dias após a realização da segunda fase, em documento oficial, enviado para a Secretaria de Educação de Pouso Alegre e no site da Univás.

A terceira fase da Olimpíada Municipal de Matemática será no dia 25 de setembro, às 9h, na unidade Fátima da Univás.

A Comissão Organizadora da I Olimpíada Municipal de Matemática é composta por representantes da Prefeitura, Secretaria de Educação e professores do departamento de Matemática da Univás.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da segunda fase da I Olimpíada Municipal de Matemática organizada pela Univás