Data 22/08/2011 15:25:00
Produção do curso de Medicina da Univás é publicada em Revista

Os acadêmicos Anelyse Almeida, João Paulo Reis de Lima, Maira de Lucca Guimarães, Wellington Risso e os professores da disciplina de Pneumologia do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) tiveram o artigo "Tabagismo e sua relação com dados sociais, uso de álcool, café e prática de esportes, em estudantes da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, MG - Brasil" publicado na Revista Médica de Minas Gerais.

O artigo tem como objetivo avaliar o estilo de vida e as atitudes relacionadas ao tabagismo entre estudantes da Univás a partir de estudo com amostragem estratificada proporcional por conglomerados realizado em 2009. Foi utilizado questionário autoaplicável, com questões relativas ao perfil de cada aluno, seus hábitos e atitudes relacionadas ao tabagismo em 450 universitários das áreas de ciências biológicas, humanas e exatas.

Alguns dos resultados encontrados são que o tabagismo foi anotado em 7,8% dos alunos, com predominância no gênero masculino (54,5%) e nos cursos relativos às áreas de humanas (60,6%) e naqueles com hábito de ingerir bebidas alcoólicas. A maioria dos universitários era do gênero feminino, com trabalho remunerado e residia com os familiares.

A Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) destina se à publicação de artigos originais, revisões, atualizações, resumo de teses, relatos de casos ou notas técnicas inéditas de qualquer especialidade médica. A revista tem periodicidade trimestral (março, junho, setembro e dezembro).

É publicada pela Faculdade de Medicina da UFMG, Associação Médica de Minas Gerais, Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais, Cooperativa Editora e Cultura Médica, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Federação Nacional das Cooperativas Médicas, Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais e Unimed-BH.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs