Data 25/08/2011 15:25:00
Semana Nacional de Deficiência é destaque na Univás

O curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) sediou nos dias 23 e 24 de agosto, no salão de eventos da unidade Fátima, várias palestras e atividades que fizeram parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, realizado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Houve a participação maciça nos dois dias de evento de acadêmicos e convidados, que superlotaram o salão de eventos da unidade Fátima da Univás.

A atividade teve início no dia 23 de agosto, quando ocorreu a abertura oficial da IV Jornada para Inclusão e a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. O tema "APAE e Intervenção Interdisciplinar" foi apresentado pelo graduado em Psicologia pela Univás e neuropsicólogo pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Fernando José Silveira, que também é mestrando em avaliação psicológica, professor universitário e psicólogo na APAE em Pouso Alegre.

Na sequência aconteceu a palestra "A linguagem e o processo de aprendizagem da leitura e escrita: algumas reflexões" que foi apresentada pela doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Ilsa do Carmo Vieira Goulart.

O último dia de atividades ocorreu na noite de quarta-feira, 24 de agosto, quando o neuropediatra da APAE, Walter Luiz Magalhães Fernandes; a fonoaudióloga na APAE, Márcia Regina Gomes Alves; o neuropsicólogo e psicólogo na APAE, Fernando José Silveira; a professora na APAE, Francelôrdes de Matos Coelho e a coordenadora do curso de Pedagogia da Univás, professora Sandra Maria Sales participaram de um debate com o tema "Autismo: diagnóstico e possibilidades de atuação profissional". No final do debate houve espaço aberto para questionamentos entre os palestrantes e convidados.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura do evento da Semana Nacional de Deficiência promovida pelo curso de Pedagogia da Univás