Data 26/08/2011 11:50:00
Univás integra o projeto Programa Jovens Urbanos - Poupança Jovem

A Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e sua instituição mantenedora, a Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) integram o Projeto Jovens Urbanos - Poupança Jovem, programa conduzido pelo Governo de Minas Gerais e Fundação Itaú Cultural.

O Programa conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e em Pouso Alegre também tem o apoio da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).

O objetivo do Programa Poupança Jovem-Jovens Urbanos é auxiliar e orientar jovens estudantes do ensino médio da rede pública para o conhecimento do meio em que vivem, com base na apropriação da cidade e das diferentes tecnologias produzidas pelo município, e no desenvolvimento das habilidades comunicativas, visando qualificá-los para o mercado de trabalho.

Em Pouso Alegre o Programa Poupança Jovem - Jovens Urbanos tem previsão de início para este ano, e atenderá inicialmente 1.000 jovens do 1º ano do ensino médio, divididos em 25 turmas de 40 alunos. Cada turma terá atividades com duração de 6 meses, e contará com 1 profissional educador.

Os 25 educadores serão supervisionados e assistidos por 3 coordenadores técnicos. Esses educadores foram selecionados e serão orientados pelo curso de Pedagogia da Univás.

Os estudantes serão acompanhados durante todo o ensino médio pelo Programa. De acordo com o desempenho escolar e critérios como participação em atividades de real interesse da comunidade, respeito aos valores de cidadania, entre outros, após a conclusão do ensino médio o estudante será contemplado pelo Poupança Jovem, com uma poupança de R$ 3 mil, concedida pelo Governo de Minas Gerais.

Programa Poupança Jovem

Um dos projetos estruturadores do Governo de Minas, o Programa Poupança Jovem, inédito no país, foi criado em 2007 para atender alunos do ensino médio, matriculados nas escolas estaduais, visando contribuir efetivamente para quebrar o ciclo de perpetuação da pobreza.

O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que também é responsável por sua metodologia e pelo acompanhamento e monitoramento das ações desenvolvidas em todos os seus níveis.

O Programa Poupança Jovem é voltado para jovens de áreas de alto risco social, que recebem uma poupança de R$ 3 mil após o término dos três anos escolares do ensino médio. Para fazer jus à poupança, o aluno deve frequentar regularmente as aulas, ter bom desempenho escolar, participar de atividades de real interesse para as comunidades, respeitar os valores da cidadania e não se envolver em crimes ou outras ações antissociais.

O objetivo do programa é capacitar esses jovens para que planejem o seu próprio futuro e realizem suas aspirações pessoais e profissionais, ao mesmo tempo em que contribuem para melhorar a qualidade de vida nas comunidades onde vivem.

O Poupança Jovem já está presente em oito municípios (Sabará, Esmeraldas, Ribeirão das Neves, Ibirité, Juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valadares e Teófilo Otoni), e alcançou, em 2010, a meta de atender 50 mil jovens mineiros, com acompanhamento permanente do rendimento escolar, juntamente a oferta de programas culturais e cursos técnicos profissionalizantes e de inclusão digital, além de cursos de línguas estrangeiras, prática de esportes e formação de lideranças comunitárias.

Poderão se inscrever no Poupança Jovem os alunos regularmente matriculados na primeira série do ensino médio de escolas públicas estaduais situadas nos municípios selecionados para participar do programa.

Para se inscrever, o aluno deverá procurar uma pessoa da equipe do Programa Poupança Jovem, que estará presente na escola, e assinar um Termo de Compromisso.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs