Data 26/08/2011 14:26:00
Univás realiza I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança

A Liga da UTI Pediátrica e Neonatal do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) realizará nos dias 26 e 27 de agosto, o I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança, que será sediado no Marques Plaza Hotel em Pouso Alegre.

O evento contará com a participação de palestrantes integrantes do corpo clínico do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL) e convidados de Hospitais e Universidades de São Paulo e Minas Gerais, que abordarão os principais assuntos relacionados à UTI infantil e saúde da criança em geral.

No dia 26 de agosto, às 19h será realizada uma mesa redonda sobre Cardiologia Infantil, ministrada pela professora do curso de Medicina da Univás, Anna Luiza Pires Vieira, que abordará um "Relato de Caso em Cardiologia".

A partir das 19h45 será realizada uma conferência como o tema: "Clínica Cardíaca Infantil (Ecocardiograma e Eletrocardiograma)", ministrada pelo médico pediatra, Edson Luiz de Lima. Em seguida, às 20h30, o cardiologista do HUSL, Alexandre Hueb ministrará o tema: "Cirurgia Cardíaca Infantil".

No sábado, 27 de agosto, às 9h30 haverá uma mesa redonda sobre "Malformações Congênitas", onde a pediatra do HUSL, Silvania de Cássia abordará o tema: "Diagnóstico Pré-natal de Anomalias".

O magnífico reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano apresentará às 10h15, o tema "Tratamento Cirúrgico para as Principais Malformações Congênitas".

Em seguida será realizada uma conferência abordando o tema "Aspectos Radiológicos das Malformações", ministrado pelo pediatra, Walter Magalhães Fernandes.

No período vespertino será realizada outra mesa redonda, onde a enfermeira Mônica Gazmenga apresentará o tema: "Primeiros Cuidados com o Recém Nascido e Imunização (Antitérmicos e o usa de vacinas)".

Na sequência haverá uma mesa redonda que abordará o tema "Assistência Hospitalar ao Neonato: Prevenção do óbito prematuro em Minas Gerais", conduzida pela pediatra, Maria Albertina Rego.

A conferência "Cuidados de Final de Vida em Pediatria" será apresentada pelo pediatra Eduardo Tavares.

Já às 16h45 haverá uma mesa redonda com o tema "Emergência em Pediatria". O pediatra José Sabino apresentará palestra com os seguintes subtemas: "Avaliação da Criança Gravemente Doente" e "Choque em Pediatria".

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs