Data 29/08/2011 11:10:00
Acadêmicos de Medicina promovem aulas para pacientes do Hospital Universitário

No dia 2 de julho, no período da manhã, os alunos preparam uma aula para os pacientes diabéticos, com a proposta de orientar de forma simples o que é o diabetes mellitus e o que ocorre dentro do organismo de cada pessoa, além de explicarem sobre os fatores de risco, como se diagnostica e como se faz o controle do paciente.

A aula foi ministrada por Renato de Rezende Gama Veiga, acadêmico do 4º ano de Medicina e presidente da Liga de Endocrinologia, sob a orientação das professoras Lydia Sebba Souza Mariosa e Maria de Fátima Abdalla Araújo.

Após a aula, foi oferecido aos pacientes um lanche, de acordo com a dieta que os pacientes podem ingerir, com frutas e sanduíche natural.

No próximo dia 16 de setembro, às 9h30, acontecerá uma nova aula para os pacientes, que abordará sobre como controlar a dieta do paciente diabético e como fazer aplicação correta de insulina. A aula será ministrada pelo acadêmico Renato Veiga e também pela professora Lydia Mariosa, na sala 27, no prédio da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás.

A Liga de Endocrinologia é composta por acadêmicos do 2º, 3º, 4º e 5º ano do curso de Medicina, sob a orientação das professoras Lydia e Fátima. Os integrantes se reúnem a cada 15 dias para discussão de artigos científicos, além de acompanharem os atendimentos que acontecem nos ambulatórios do Hospital.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs

A aula foi conduzida pelo acadêmico Renato Veiga sob orientação das
professoras Lydia Mariosa e Maria de Fátima Abdalla