| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 29/08/2011 14:18:00
I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança reúne centenas de convidados

A noite de sexta-feira, 26 de agosto e o sábado, 27 de agosto foram especiais para a Liga da UTI Pediátrica e Neonatal do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), quando realizou o I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança. As palestras foram ministradas no Marques Plaza Hotel em Pouso Alegre.

O evento contou com a participação de palestrantes integrantes do corpo clínico do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL) e convidados de Hospitais e Universidades de São Paulo e Minas Gerais, que abordaram os principais assuntos relacionados à UTI infantil e saúde da criança em geral.

Antes do início das apresentações, as integrantes da Liga de UTI Pediátrica e Neonatal homenagearam diversos professores do curso de Medicina. "Agradecemos ao nosso orientador, professor Eugênio Magalhães, por toda dedicação, empenho e apoio na montagem de todas as etapas. A doutora Anna Luiza Pires Vieira, que contribuiu para organização do corpo científico do Congresso e pela escolha dos temas abordados", disse a presidente da Liga, a acadêmica Anelysa Macedo de Almeida.

Na sequência, a vice-presidente da Liga, acadêmica Fernanda Aguiar Nunes agradeceu a presença do público e rendeu uma homenagem ao magnífico reitor da Univás, professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano. "Gostaria de chamar para entrega de uma lembrança oferecida pela Liga, nosso reitor, professor Félix Bazzano, que é uma pessoa muito importante para nós, pois sempre se disponibilizou a nos ajudar quando precisamos, abrindo os caminhos e caminhando com a gente", disse Fernanda emocionada. Em seguida, a Liga também homenageou o chefe da UTI Pediátrica e Neonatal do HUSL, o pediatra Eduardo Magalhães com a entrega de uma doação para o setor.

Logo após, as crianças integrantes do coral Gente Arteira , que é patrocinado pela Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) fizeram a execução do hino nacional. Em seguida o coral fez uma rápida apresentação musical que encantou o público presente.

A primeira palestra da noite de sexta-feira foi conduzida pela professora do curso de Medicina da Univás, Anna Luiza Pires Vieira, que trouxe o tema "Relato de Caso em Cardiologia". Em seguida, o cardiologista do HUSL, Alexandre Hueb apresentou o tema "Cirurgia Cardíaca Infantil". Para finalizar o primeiro dia do Congresso, o pediatra Edson Luiz de Lima abordou o tema "Clínica Cardíaca Infantil", onde destacou sua experiência na área de ecocardiograma e eletrocardiograma.

No sábado, o evento foi reiniciado com o tema "Malformações Congênitas", onde a médica do HUSL, Silvania de Cássia apresentou o assunto "Diagnóstico Pré-natal de Anomalias".

A palestra sobre "Tratamento Cirúrgico para as principais Anomalias Congênitas" foi ministrada pelo reitor da Univás, professor Félix Bazzano, que é médico cirúrgião pediátrico da Univás e da Universidade José do Rosário Velano (Unifenas), com experiência na área de Medicina, com ênfase em cirurgia pediátrica. Ele também atua nos seguintes temas: bioética; coloproctologia; pesquisa; trauma pediátrico e trabalho experimental.

Em seguida, para trabalhar o assunto "Malformações Congênitas" foi chamado ao palco o neurologista infantil pela Universidade de Campinas (Unicamp), o médico pediatra, Walter Luiz Magalhães Fernandes, que tem experiência em neuroimagem para ministrar a palestra "Aspectos Radiológicos das Anomalias Congênitas".

No período vespertino, a palestrante Mônica Portella Gazmenga, que é enfermeira consultora da Johnson, com experiência em UTI Pediátrica apresentou o tema "Imunização: uso de antitérmicos e vacinas nos cuidados com recém-nascidos".

O tema "Assistência Hospitalar ao Neonatal Prevenção do Óbito Prematuro em Minas Gerais" foi conduzido pela presidente do Comitê de Cuidados Hospitalares da Sociedade Mineira de Pediatria, referência técnica em Neonatalogia da Secretaria Estadual de Saúde, a médica pediatra Maria Albertina Rego, que é doutora pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas da UFMG.

Para ministrar a palestra sobre "Cuidados de Final de Vida em Pediatria" foi chamado o médico pediatra, Eduardo Carlos Tavares, que é professor aposentado da UFMG e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade FUMEC.

Logo na sequência, o professor assistente da UFMG, pediatra José Sabina, experiente em Pediatria/UTI Neonatal apresentou os seguintes temas: "Tratamento Intensivo Pediátrico, criança e tratamento, recém-nascido, acidentes com animais peçonhentos, síndrome nefrótica". O médico também abordou sobre "Avaliação da Criança Gravemente Doente".

Para encerrar as atividades do dia foi dedicado um espaço para discussão e perguntas da plateia aos participantes da mesa redonda de Emergência em Pediatria.

No final, a acadêmica de Medicina da Univás, Yara Gambi fez a entrega dos certificados aos participantes e a equipe da Liga finalizou as atividades agradecendo todos os convidados e acadêmicos.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica do I Congresso de UTI Infantil e Saúde da Criança