Data 29/08/2011 14:50:00
Curso de Educação Física da Univás promove 5º Esmefe

O curso de Educação Física da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) com o apoio do Conselho Regional de Educação Física de Minas Gerais (CREF 6/MG) promoveram nos dias 25, 26 e 27 de agosto, o 5\'b0 Encontro Sulmineiro de Educação Física e Esporte.

Na abertura do evento foi realizado a "Esmefe Scientific",no salão de eventos da unidade Fátima da Univás, e tem como proposta promover um encontro entre estudantes e profissionais da área da saúde que buscam apresentar resultados parciais ou completos de pesquisas realizadas, objetivando a divulgação, difusão e transmissão do conhecimento científico. Os trabalhos aprovados serão publicados na Revista ESMEFE Scientific, v.4, nº1, 2011.

Na sexta-feira, 26 de agosto, aconteceu a palestra "Respostas Endócrinas ao Treinamento de Força", apresentado pelo professor Rodrigo Dias, no anfiteatro da Associação Comercial e Industrial de Pouso Alegre (Acipa).

Já no sábado, 27 de agosto, a primeira conferência abordou sobre "Avaliação Física para Personal Trainer", ministrado pelo professor Henrique da Silva Rosa.

E na parte da tarde, o primeiro tema foi "Periodização do Treinamento", apresentado pelo professor Gabriel Ferreira Souza e Santos e por fim o professor Ronaldo Júlio Baganha, abordou "Exercício Físico e Saúde".

O Esmefe é um encontro de estudantes e profissionais graduados em Educação Física e áreas afins, realizado em Pouso Alegre. Tem como objetivo a transmissão de conhecimento científico relacionado à área da saúde com ênfase em Fisiologia, Performance, Nutrição e Ciência do Desporto.

Este ano a edição do Encontro contou com o apoio da Academia Ana Maria; Atecom Oxigênio Pouso Alegre e Oxivale Oxigênio Itajubá.

Segundo o professor Ronaldo Baganha, coordenador do Encontro, eventos desse tipo são muito importantes para a troca de experiência. "A cada dia novas pesquisas e descobertas científicas são realizadas e lançadas na comunidade científica com velocidade impressionante, devido aos meios de comunicação e globalização. Estes novos conhecimentos são colocados em prática no dia a dia, e nem sempre são acompanhados pelos estudantes e profissionais graduados em Educação Física e em outras áreas da saúde, o que torna imprescindível a necessidade constante de aperfeiçoamento, que se dá através de cursos e eventos científicos, já que hodiernamente as atualizações científicas se tornam imprescindível e indispensável para a busca de novos conhecimentos", relata o professor.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs

Acadêmicos e profissionais acompanharam palestras sobre a aréa de Educação Física

No Encontro houve também a apresentação de trabalhos cientificos