| Notícia da Universidade do Vale do Sapucaí
Data 30/08/2011 14:30:00
Ano Internacional das Florestas é tema da XI Semana de Biologia

O curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) iniciou na noite de segunda-feira, 29 de agosto, no salão de eventos da unidade Fátima, a abertura solene da XI Semana de Biologia e a II Semana Científica do curso.

O evento reuniu centenas de acadêmicos e convidados e contou com a presença do diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; da coordenadora do curso, professora Vanilda de Morais; do vice-coordenador do curso, professor Manoel Araújo Teixeira e do palestrante, o professor do curso de Ciências Biológicas da Univás e chefe regional do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) em Pouso Alegre, Fernando Afonso Bonillo Fernandes.

A comissão organizadora
da Semana preparou com afinco o ambiente para receber os convidados. Iluminação apropriada e um hall de entrada foram montados na recepção do salão de eventos da unidade Fátima da Univás. "Neste ano resolvemos inovar e trazer o acadêmico mais próximo da Semana de Ciências Biológicas, que completa 11 anos. As luzes verdes e as mudas de árvores representam o tema que abordaremos: O Ano Internacional das Florestas. Realizaremos também diversos minicursos voltados à área ambiental, com a presença de palestrantes especialistas", comentou a coordenadora do curso, professora Vanilda.

Na abertura, professora Vanilda fez um breve discurso, onde apontou as conquistas e os avanços que o curso de Ciências Biológicas vivenciou nestes 11 anos de Semana acadêmica
, e ainda pediu empenho dos alunos na divulgação de projetos que ajudem na preservação do meio ambiente.

Em seguida, o chefe regional do Ibama e professor do curso da Univás, Fernando Bonillo apresentou diversos slides com informações de vários tipos de florestas existentes no planeta, bem como a fauna de cada região. "Precisamos ter consciência da importância da floresta Amazônica na sobrevivência do mundo. As matas não são os pulmões do planeta, porém condicionam o clima e contribuem com a retirada do CO2 da atmosfera, gás esse que potencializa o aquecimento global", salientou.

Ainda durante sua palestra, Fernando Bonillo comentou também sobre os trâmites do Novo Código Florestal, que está em processo de votação no Congresso Nacional.

No final das apresentações foi servido um coquetel especial, com diversos produtos naturais para degustação dos convidados.

A XI Semana de Biologia continua de hoje (30 de agosto) até 2 de setembro, onde serão realizados diversos minicursos. Confira os temas e palestrantes: "Extração de DNA de Microrganismos", sob responsabilidade da professora Luciana Aparecida Ávila, da Embrapa, destinado para a turma vespertina e noturna; "Técnicas de Identificação de Fungos Filamentosos e Leveduras", com a presença da professora Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola, do curso de Farmácia da Univás; "Curso Teórico-prático: Leites Fermentado", da professora Angélica Aparecida Vieira Adami; "Técnicas de Preparação de Lâminas Microscópias", da professora Fiorita Gonzales Lopes Mundim, do curso de Farmácia da Univás; "Gerenciamento de Recursos Hídricos", do professor Renato Aguiar, que é mestrando da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); "Protocolos e Métodos para Contenção em Animais Selvagens", do biólogo Fábio Luiz Gama Góes; "Identificação, Manejo e Manutenção de Répteis em Cativeiro", do médico veterinário e biólogo, Simon Turola Borges; "Área Ecossistemas Aquáticos: Ecologia e Comunidades Aquáticas", das doutorandas pela Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), Renata Martins e Lidiane da Silva; "Distribuição Espacial de Dados Ecológicos e Uso de Índices de Distância", das doutorandas da Ufscar, Raquel Negrão e Talita Sampaio e "Lesão Nervosa" de autoria da professora da Univás, Andreia Maria Silva.


Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs



Confira a cobertura fotográfica da abertura da XI Semana de Biologia da Univás