Data 31/08/2011 17:28:00
Trabalhos de Iniciação Científica do curso de História serão apresentados em Simpósio Internacional

Seis acadêmicos do curso de História da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) tiveram seus trabalhos de iniciação científica aceitos para serem apresentados no Simpósio Internacional de Iniciação Científica, da Universidade de São Paulo (USP).

Esse simpósio é considerado o evento mais importante de iniciação científica da USP, que visa estimular a pesquisa acadêmica nos alunos de graduação e é pioneiro no mundo. Durante uma semana, alunos de graduação se dedicam a todas as áreas do conhecimento e apresentam em painéis os resultados das pesquisas que realizaram com orientação de docentes.

A primeira edição do evento foi em 1993 e já contou com a participação de 393 alunos de graduação. Em 2011, são esperados 5 mil estudantes. O evento acontecerá de 21 a 25 de novembro, nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto, São Carlos e Piracicaba.

Os trabalhos aprovados da Univás são: "Encantos e desencantos: histórias e memórias do Mercado Municipal de Pouso Alegre", elaborado pelo acadêmico Fernando Henrique do Vale, sob orientação da professora Andrea Silva Domingues e Ana Eugênia Nunes de Andrade; "A Lei nº 10639/03 nos livros didáticos de História no Ensino Público Estadual da cidade de Pouso Alegre", produzido pela acadêmica Bruna Fátima de Brito, orientado pela professora Andrea Domingues. Também será apresentado o trabalho "A criação do Inatel na década de 60 em Santa Rita do Sapucaí", produzido pela acadêmica Patrícia Aparecida Vigilato e orientado pela professora Elizabete Maria Espíndola.

"Memórias e experiências dos nordestinos do bairro faisqueira na cidade de Pouso Alegre - MG" é o trabalho aceito elaborado pela acadêmica Bárbara Cristine Casallechi Fonseca Simões, também orientado pela professora Andrea Domingues. O trabalho aceito do aluno Cleyton Antônio da Costa, orientado pelo professor Alexandre Macchione Saes é "As transformações urbanas na cidade de Pouso Alegre entre os anos de 1880 a 1920". E também será apresentado o trabalho "História dos Presidentes da Fuvs", preparado pelo acadêmico Cristiano Leal Guerra, orientado pelo professor José Roberto Gonçalves.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs