Data 01/09/2011 11:15:00
Acadêmico de Medicina da Univás é selecionado como mentor do time "PUTZ"

O acadêmico do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pedro Henrique Alves Martins Guerra foi selecionado como mentor do time do Projeto Unidos da Turma do Zé (PUTZ), do Colégio Integral, que tem como objetivo possibilitar aos integrantes acesso às Bolsas de Iniciação Científica Júnior (BIC-Júnior) da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e para que continuem capacitando-se em robótica para representar o Brasil nas etapas do First Lego League .

O time é formado pelo mentor, o acadêmico de Medicina da Univás, Pedro Henrique, que recebe uma bolsa da Fapemig para acompanhar e orientar os trabalhos dos alunos do Colégio Integral, que tem faixa etária de 13 a 15 anos de idade. O mentor Pedro Henrique atuará na interface entre os alunos integrantes do time PUTZ, junto com a tutora do Colégio Integral, professora Elisa na pesquisa sobre os torneios First Lego League e estudar os desafios da temporada 2011/2012. Eles também participarão de reuniões e treinamentos referentes à temporada 2011 do First Lego League .

O mentor também coordenará com a tutora as atividades de treinamento do PUTZ para o torneio e capacitará os integrantes do PUTZ para as atividades de pesquisa, trabalho em equipe, projeto de robôs e missões que compõem o First Lego League , além de colaborar como voluntário junto às seletivas para o First Lego League , nas etapas municipal, estadual, nacional e internacional.

A etapa regional será em Itajubá (MG), nos dias 29 e 30 outubro e a etapa nacional em São Paulo, no mês de março de 2012. A etapa internacional acontecerá nos Estados Unidos, em abril do ano que vem, além da segunda etapa que será em junho de 2012 na Europa e Ásia.

Para os coordenadores do projeto, professores Guilherme Carrozza e Ana Beatriz Alkmim Teixeira Loyola, o BIC-Júnior tem o objetivo de trazer o aluno do ensino médio para dentro da universidade, despertando o interesse pelo ensino superior. "Este projeto traz para a Univás novas ferramentas de ensino que vêm sendo aplicadas no ensino médio com bastante êxito. Outros fatores importantes já são observados, como a motivação, espírito de equipe e competitividade que são despertados nos alunos. Além de poder levar o nome da instituição a nível regional, nacional e até mesmo internacional", finalizam.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs