| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 06/09/2011 12:02:00
Secretário de Estado, Bilac Pinto inaugura a Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí

A Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) e a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) apresentaram ao Sul de Minas, na tarde de sexta-feira, 2 de setembro, no salão Mariana do Marques Plaza Hotel, em Pouso Alegre, a mais nova unidade mantida pela Fuvs, a Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí (Incevs). O deputado federal e Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana do Governo de Minas Gerais, Olavo Bilac Pinto Neto ministrou uma palestra sobre empreendedorismo e a importância das incubadoras de empresas no desenvolvimento econômico e social.

Participaram do evento, o deputado estadual, Dalmo Ribeiro Silva; o presidente da Fuvs, Sinval Caputo; a vice-reitora da Univás, professora Cida Mariosa; o presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Messias Muniz; o vice-presidente da 24ª Subseção da OAB, Dirceu Xavier da Costa; o comandante do 14º Grupo de Artilharia de Campanha - Grupo Fernão Dias (GAC), tenente coronel Antônio Ribeiro Rocha Neto; o comandante do 20º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais (BPMMG), tenente coronel Sérgio Henrique Soares Fernandes; o diretor do Fórum da Comarca de Pouso Alegre, juiz de Direito Paulo Angélico Duarte; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Renato Torres, que no ato representou o prefeito de Pouso Alegre, Agnaldo Perugini; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Rafael Camargo Huhn; o vice-prefeito de Pouso Alegre, Tony Mariosa; o presidente da Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa), Sílvio dos Reis; o presidente da Câmara Municipal, Moacir Franco; o vereador Frederico Coutinho; o superintendente regional de Saúde, Gilberto Teixeira; o ex-prefeito de Pouso Alegre, Jair Siqueira; o professor Elias Kallás, que no ato representou o diretor do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), professor Wander Wilson Chaves; o pároco e reitor do Santuário do Imaculado Coração de Maria, padre Márcio Silva Souza; o delegado regional do Conselho Regional de Medicina (CRM), professor Mário Benedito Magalhães; o coordenador administrativo da Incevs, Ernani Almeida Martins e o coordenador geral da Incevs, professor Alfran Oliveira Lima, além de diversos dirigentes e colaboradores da Fuvs.

Durante a inauguração, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo comentou sobre a importância da Incevs no auxílio às novas ideias e empreendimentos que surgirão com a chegada da incubadora. "A Incevs será uma oportunidade de fortalecer os empreendedores de Pouso Alegre e região, com o desenvolvimento de novos projetos e serviços baseados em tecnologias inovadoras, tendo como parceiros a Acipa e a Prefeitura de Pouso Alegre", disse.

O secretário Estadual e deputado federal Bilac Pinto também comemorou a iniciativa da Fuvs na implantação da primeira incubadora de empresas da cidade. "A iniciativa do presidente Sinval em implantar uma incubadora de empresas na cidade é louvável e mostra o potencial de Pouso Alegre para atrair novos empreendimentos e ideias. É mais um passo importante no desenvolvimento econômico e social do município e região, que tem o apoio do governador Antônio Anastasia", disse Bilac Pinto em seu discurso.

A Incevs será um local especialmente criado para abrigar empresas, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar ou favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas. Para isso a Incubadora oferece apoio gerencial e técnico (serviços de recepção e secretaria, salas de reunião, internet, telefonia, etc) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias, para que o empreendedor desenvolva seu projeto de uma futura empresa.

Estudantes, cientistas, empreendedores e empresas que desejem desenvolver novos projetos de produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora são os públicos-alvo da primeira incubadora de empresas de Pouso Alegre.

Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados. Os futuros empresários aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. Ter um projeto incubado significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça já fortalecido no mercado.

O período de incubação de uma empresa pode variar de seis a 24 meses, podendo chegar a 30 meses no máximo. As inscrições estarão abertas no site da Univás (www.univas.edu.br) a partir de sexta-feira, 9 de setembro. Inscreva seu projeto na Incevs.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da inauguração oficial da Incevs