| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 06/09/2011 16:26:00
Protocolo de intenções do Programa Jovens Urbanos do Governo de Minas é assinado na Fuvs

A tarde de segunda-feira, 5 de setembro foi especial para a Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), mantenedora da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás); a Fundação Sul Mineira de Ensino, mantenedora da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM) e as instituições parceiras do Programa Jovens Urbanos/Poupança Jovem do Governo de Minas Gerais. Com a presença do Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Wander Borges foi assinado o protocolo de intenções entre a Fundação Itaú Social, o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC) e as entidades executoras do projeto em Pouso Alegre.

Participaram do evento, o presidente da Fuvs, Sinval Caputo; o magnífico reitor da Univás, Félix Carlos Ocáriz Bazzano; o presidente da Fundação Sul Mineira de Ensino, Luís Otávio de Oliveira Resende; o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univás, Carlos de Barros Laraia; a gerente de projetos locais do CENPEC, Cláudia Petri; a gerente de programas sociais da Fundação Itaú Social, Anna Carolina Bruschetta; o presidente da Câmara Municipal de Pouso Alegre, Moacir Franco; o vereador Frederico Coutinho; o presidente do Sindicato do Comércio e Indústria do Vale do Sapucaí (Sindvale), Alexandre Magno Moura; a presidente da Associação de Moradores do Bairro São Geraldo, Maria Durvalina; o presidente da Associação Skate e Hip Hop de Pouso Alegre, Wesley de Carvalho; presidente da Associação de Moradores do Bairro Morumbi, Dejane Rosa; o diretor Executivo da Fuvs, Luiz Roberto Martins Rocha; a gerente de Recursos Humanos e conselheira da Fuvs, Isabel Cristina Pereira Amaral; a controller da Fuvs, Roseli Maria de Oliveira, além de diversos dirigentes e colaboradores da Fuvs.

O Programa Poupança Jovem/Jovens Urbanos tem como objetivo auxiliar e orientar jovens estudantes do ensino médio da rede pública para o conhecimento do meio em que vivem com base na aprendizagem de diferentes tecnologias produzidas pelo município e no desenvolvimento das habilidades comunicativas, com a intenção de qualificá-los para o mercado de trabalho.

Para a execução do Programa, o CENPEC realizou em Pouso Alegre trabalho de captação de parceiros, onde Organizações Não Governamentais (ONG's) e empresas que tenham perfil adequado e interesse aderiram ao projeto.

Em Pouso Alegre, o Programa Poupança Jovem/Jovens Urbanos tem previsão de atender inicialmente mil jovens, divididos em 25 turmas de 40 alunos. Cada turma terá a duração de seis meses, e contará com um profissional educador. Os 25 educadores serão supervisionados e assistidos por três coordenadores técnicos. Todo o grupo será direcionado pelo CENPEC, responsável por repassar os recursos financeiros às empresas e ONG's parceiras.

Durante o discurso de assinatura do protocolo de intenções, o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wander Borges salientou a importância deste projeto para Pouso Alegre e região. "O governador Anastasia pediu que eu ficasse incumbido de lançar hoje a semente de um futuro melhor para os jovens de Pouso Alegre, cidade na qual ele tem um carinho e apreço especiais. Com a Poupança Jovem milhares de adolescentes terão uma vida melhor e poderão pensar em um futuro promissor, com qualidade de vida e desenvolvimento social e econômico", disse.

O presidente da Fuvs, Sinval Caputo agradeceu a presença do secretário de Estado, Wander Borges e elogiou a parceria frutífera com o Governo de Minas, que surtiu efeito na assinatura do protocolo com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social.

O reitor da Univás, Félix Bazzano também teceu elogios à nova parceria e colocou a Universidade à disposição do projeto.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, deputado Wander Borges

Confira a cobertura fotográfica do evento