| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 12/09/2011 10:26:00
Inscrições para a Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí estão abertas

A Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí (Incevs), mantida pela Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs) em parceria com a Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) abriu nesta segunda-feira, 12 de setembro, as inscrições para os interessados em incubar o projeto de uma empresa.

A Incevs será um local especialmente criado para abrigar empresas, oferecendo uma estrutura configurada para estimular, agilizar ou favorecer a transferência de resultados de pesquisa para atividades produtivas. Para isso a Incubadora oferece apoio gerencial e técnico (serviços de recepção e secretaria, salas de reunião, internet, telefonia, etc) e uma gama de serviços que propiciam excelentes oportunidades de negócios e parcerias, para que o empreendedor desenvolva seu projeto de uma futura empresa.

Estudantes, cientistas, empreendedores e empresas que desejem desenvolver novos projetos de produtos e serviços baseados em tecnologia inovadora são os públicos-alvo da primeira incubadora de empresas de Pouso Alegre.

De acordo com o coordenador administrativo da Incevs, Ernani Martins de Almeida, as incubadoras podem ser de três modalidades, dependendo do tipo de empreendimento que abrigam. "A Incubadora de Empresas de base tecnológica abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. Já a Incubadora de Empresas dos setores tradicionais abriga empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, as quais detêm tecnologia largamente difundida, e queiram agregar valor aos seus produtos, processo ou serviços por meio de um incremento em seu nível tecnológico. Devem estar comprometidas com a absorção ou o desenvolvimento de novas tecnologias. A incubadora mista é composta por empresas de base tecnológicas e de setores tradicionais, que é o caso da Incevs", esclarece Ernani.

Além dos espaços e serviços oferecidos, a própria concepção do sistema de incubação propicia o intercâmbio de ideias e tecnologias entre empresários incubados. Os futuros empresários aprendem a importância de compartilhar o mesmo espaço, realizar parcerias e cultivar relacionamentos interpessoais de forma efetiva. "Ter um projeto incubado significa ter um negócio com grande potencial de sucesso, que se desenvolve num ambiente propício para que se estabeleça já fortalecido no mercado", analisa o coordenador geral da Incevs, professor Alfran Oliveira Lima.

O período de incubação de uma empresa pode variar de seis a 24 meses, podendo chegar a 30 meses no máximo.

O prazo para a inscrição vai até o dia 18 de outubro e deve ser feita pelo site:
http://www.univas.edu.br/univas/Incevs/Insc_Incubadora_Fuvs_1.asp. Informações também podem ser obtidas pelo telefone: (35) 3421 61 51.


Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs