Data 12/09/2011 14:30:00
"O professor na Educação atual" é o tema de abertura do I Ciclo de Conferências e Oficinas

"Porque, em meu ver, magistério é isso: missão, vocação. E o aluno sente quando o professor é, minimamente, adepto da teoria que prega. A disciplina vem daí: do respeito em se perceber que o mestre é mestre mesmo, sem meios termos, sem faz de conta", com essas palavras, o diretor da unidade Fátima da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor Benedito Afonso Pinto Junho proferiu o discurso de abertura do I Ciclo de Conferências e Oficinas para professores da rede municipal de ensino. O salão de eventos da unidade Fátima da Univás ficou repleto de docentes, que acompanharam o primeiro tema do ciclo, que foi: "O papel do professor na educação que queremos".

A manhã nublada de sábado, 10 de setembro, não afastou a comitiva de professores da rede municipal de Educação que compareceu ao evento. A secretária municipal de Educação, professora Cleidis Regina Chaves Modesto também participou da abertura do evento, e após o pronunciamento do diretor da unidade Fátima da Univás teceu algumas palavras sobre a parceria da Universidade com a Prefeitura de Pouso Alegre. "Orgulhosa, agradeço a iniciativa desta Universidade e de seus organizadores a quem cumprimento o professor Benedito, diretoria acadêmica da Unidade Fátima. A Univás e a Secretaria Municipal de Educação unidas, sentem-se mais fortes para oferecer às crianças, jovens e adolescentes uma educação e um ensino de qualidade capaz de formar cidadãos preparados para interagir com um mundo em constante transformação na sociedade pós-moderna", disse Cleidis Modesto em seu discurso.

O I Ciclo de Conferências e Oficinas reuniu também coordenadores e representantes dos cursos de Matemática, História, Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas e Letras.

O I Ciclo de Conferências e Oficinas para professores da rede municipal de ensino atende à necessidade de contribuir com a capacitação dos professores dos ensinos Fundamental e Médio, a fim de que possam visar sempre à melhoria da qualidade do ensino nas diferentes áreas do conhecimento, quais sejam: Matemática, Língua Portuguesa, Ciências Biológicas, História, Educação Física e Pedagogia. Além disso, pretende-se proporcionar, aos professores participantes por meio de diversas atividades teórico-práticas, oportunidades para a aquisição e construção crítica de conhecimentos, habilidades e valores que permitam o desenvolvimento de um trabalho didático diferenciado com os alunos da rede municipal de ensino.

As atividades serão distribuídas em cinco sábados e, por sábado, dois cursos realizarão conferências e oficinas simultâneas com os professores participantes. Uma das atividades sempre será de responsabilidade do curso de Matemática e o segundo, de um dos cursos participantes: História, Pedagogia, Educação Física, Ciências Biológicas e Letras.

Neste sábado, 10 de setembro, a professora Débora Raquel Massmann, da Univás, apresentou a palestra "O papel do professor na Educação que queremos". A docente apresentou aos professores da rede municipal de ensino slides com o tema proposto e exibiu vídeos documentário sobre a importância do professor nas novas tecnologias de informação e conhecimento.

Em seguida houve uma mesa redonda com o tema "O professor na Educação atual: a importância da capacitação continuada". O mediador do encontro foi o professor Rodrigo de Lima, da Univás e as participantes as professoras Aparecida Rodrigues Silva Duarte, da Universidade Bandeirante de São Paulo (Uniban) e a docente da Univás, professora Fafina Vilela de Souza.

O próximo encontro do I Ciclo de Conferências e Oficinas para professores da rede municipal de ensino acontece no sábado, 24 de setembro, às 8h, no salão de eventos da unidade Fátima da Univás. Os temas apresentados serão: "Resolução de problemas: uma ferramenta metodológica no ensino de Matemática" e o "Curso de Formação de professores: Prática social de leitura e escrita".

O I Ciclo de Conferências e Oficinas é organizado pelo curso de Matemática e a direção acadêmica da unidade Fátima, em parceria com a prefeitura de Pouso Alegre.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

Confira a cobertura fotográfica da abertura do I Ciclo de Conferências e Oficinas do curso de Matemática da Univás