| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 12/09/2011 16:31:00
Univás realizará a II Campanha sobre "Surdez na Terceira Idade"

A Liga Acadêmica de Otorrinolaringologia do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e o Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL) realizarão no dia 26 de setembro, no período das 8h30 às 16h30, na Praça Senador José Bento, a II Campanha "Surdez na Terceira Idade".

A campanha será aberta à sociedade com foco na avaliação auditiva de idosos. Serão realizadas orientações referentes à audição, exames otológicos e, quando necessário, encaminhamento para testes audiológicos que serão agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento será coordenado pelas médicas otorrinolaringologistas Silvia Mara Tasso e Salete Maurícia Mariosa Rodrigues e pelo médico geriatra Paulo Henrique Ferreira Brandão.

De acordo com a médica Silvia Tasso, entre as dificuldades que afetam a vida do idoso, a perda auditiva é uma das mais frustrantes, porque devido às dificuldades de comunicação, a surdez isola o idoso da sua comunidade e das pessoas que ele mais ama.

Atualmente, mais de 15 milhões de brasileiros tem problemas de audição segundo dados da Organização Mundial da Saúde e cerca de 60% dos afetados não reconhecem a doença. A falta de informação e o preconceito fazem com que a maioria demore, em média, seis anos para procurar cuidados, escondendo seu problema. O mais sensato é encaminhar o idoso para o tratamento médico o quanto antes, pois quanto mais o tempo passa, o problema pode se agravar.

No ano passado, a equipe montou uma tenda na Praça Senador José Bento para atender os idosos. Os acadêmicos de Enfermagem da Univás, que também participam da ação, abordavam a população orientando sobre a campanha. Foram agendadas mais de 200 consultas pelo Serviço de Otorrinolaringologia do HUSL.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs