Data 12/09/2011 16:40:00
Jornalismo inicia debate sobre Internet

O curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) iniciou na última sexta-feira, as conferências da Semana do curso que este ano aborda "A Internet e o novo papel do jornalista".

A abertura solene contou com a presença do diretor da unidade Fátima, professor Benedito Afonso Pinto Junho; da coordenadora do curso de Jornalismo, professora Vânia dos Santos Mesquita e do professor Carlos Alberto Zanotti, convidado da noite.

Professor Benedito Junho em sua fala enfatizou a importância que o professor Zanotti representa para o curso de Jornalismo da Univás e desejou a todos que o evento seja produtivo e agregue novos conhecimentos.

O tema da palestra foi "Jornais e novos negócios: impactos da diversificação de atividades sobre a qualidade da informação jornalística", apresentado pelo professor Zanotti, que é graduado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Ex-repórter da "Folha de São Paulo" foi também editor e chefe de reportagem de jornais diários e emissoras de rádio da cidade de Campinas.

Hoje, 12 de setembro, o jornalista Lucas Adriano Junqueira Soares, falará sobre "O dia a dia de um portal regional de notícias". O jornalista Lucas Soares é graduado pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis), trabalha há 5 anos e meio na EPTV Sul de Minas, atuando como repórter durante 4 anos e meio, e há 1 ano e dois meses, como editor de internet do Portal EPTV.com. É pós-graduando em "Comunicação Estratégica nas Organizações" pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-BH).

No dia 13 de setembro, os alunos do oitavo período apresentarão trabalhos com o tema "Um novo olhar" e a professora Patrícia do Prado Marques Cordeiro apresentará sobre "Onze de Setembro: o discurso jornalístico constrói os sentidos dos acontecimentos". Professora Patrícia possui graduação em Jornalismo e mestrado em Linguística pela Univás. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Online e Editoração. Foi professora responsável pela Revista Eletrônica Ângulo da Notícia, desenvolvida pelos alunos do curso de Jornalismo e desde 2009 mantém o blog Território Virtual, destinado a debater como as implicações culturais das novas tecnologias afetam a sociedade e, principalmente, os meios de comunicação.

E no encerramento da Semana, dia 14 de setembro, a palestra terá o tema "O mercado para o fotojornalismo na era digital", ministrada por Julio Cesar Costa, vencedor da categoria Fotojornalismo, no 5º Prêmio Fundação Feac de Jornalismo 2002. Trabalhou para os jornais: Diário do Povo e Correio Popular de Campinas. Atualmente atua como Freelance para diversas agências de notícias.

Os eventos são realizados no salão de eventos da unidade Fátima da Univás, a partir das 19h diariamente.

Por Cyntia Andrade
Ascom/Fuvs

Professor Benedito Junho, diretor da unidade Fátima, parabenizou o curso pela iniciativa do evento

A coordenadora do curso, professora Vânia Mesquita, agradeceu a todos os envolvidos