Data 15/09/2011 10:03:00
Professor da Univás ministrará palestra na Unifesp

O professor do curso de Medicina da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás) e radiologista do Hospital Universitário Samuel Libânio (HUSL), Augusto Castelli Von Atzingen participará nos dias 23 e 24 de setembro, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) do evento ColonoCT, organizado pelo Departamento de Diagnóstico por Imagem da Unifesp (DDI).

No dia 23 de setembro, às 14h ocorrerá a abertura oficial do evento, com a presença do médico Dario Tiferes, que apresentará os temas "Rastreamento de câncer colorretal: Racional e papel da Colonografia por TC"; "Colonografia por TC - preparo, técnica e interpretação"; "Colonografia por TC - lesões e pseudolesões". Já a partir das 16h, o professor do curso de Medicina da Univás e médico do HUSL, Augusto Von Atzingen ministrará o tema "Hands-on: Estudo conjunto de três casos", em parceira com o palestrante Dario Tiferes e a partir das 17h, o docente da Univás conduzirá o tema "Hands-on: Estudo Individual de casos".

No dia 24 de setembro, às 8h, o professor Augusto continuará apresentando ao público a palestra "Hands-on: Estudo Individual de casos". A partir das 10h, em parceria com o radiologista Dario Tiferes, o docente da Univás apresentará a tese: "Hands-on: Revisão conjunta de casos".

A ColonoCT, colonoscopia virtual ou colonografia por tomografia computadorizada é um novo método de diagnóstico para rastreamento e estadiamento do câncer colorretal, estabelecido há cerca de 10 anos, com ampla literatura internacional disponível. "É um método minimamente invasivo com complicações extremamente incomuns, cada vez mais utilizado na prática clínica como alternativa ou complementar à colonoscopia óptica", comenta o professor da Univás e radiologista do HUSL, Augusto Von Atzingen.

O evento será realizado a Rua Napoleão de Barros, 800 - 1º Subsolo do Laboratório de Ensino Digital da Unifesp, em São Paulo (SP). Inscrições e informações pelo telefone: (11) 5908 79 05 ou pelo email:
[email protected] .

Por Lucas Silveira