| Notícia da Fundação de Ensino Superior do Vale do Sapucaí
Data 16/09/2011 13:59:00
Representantes da Fuvs e Univás participam da inauguração do novo Fórum de Pouso Alegre

O magnífico reitor da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), professor Félix Carlos Ocáriz Bazzano participou na tarde desta quinta-feira, 15 de setembro, da inauguração do novo prédio do Fórum da Comarca de Pouso Alegre. No ato, o reitor da Univás também representou o presidente da Fundação do Vale do Sapucaí (Fuvs), Sinval Caputo.

A solenidade aconteceu no salão do Tribunal do Júri e contou com a presença do desembargador Cláudio Renato dos Santos Costa, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG); do corregedor geral de Justiça, desembargador Antônio Marcos Alvim Soares; do diretor do Foro da Comarca, juiz de Direito Paulo Duarte Lopes Angélico; do assessor especial de Minas Gerais, ex-deputado Milton Reis, que no ato representou o governador do Estado, Antônio Augusto Anastasia; o deputado estadual Dalmo Ribeiro Silva; entre diversas autoridades civis e militares da Comarca.

Representando a Fundação, participaram ainda do evento o vice-presidente da Fuvs e diretor da unidade Fátima da Univás, professor Benedito Afonso Pinto Junho; o vice-presidente da 24ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e membro do Conselho Diretor da Fuvs, Dirceu Xavier da Costa; a diretora da unidade Central da Univás, professora Jussara Vono Toniolo; o coordenador administrativo da Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí (Incevs), Ernani Martins de Almeida; o coordenador de Infraestrutura da Fuvs, Adilson Floriano; a coordenadora do curso de Matemática da Univás, professora Rosimeire Aparecida Soares Borges e o colaborador da Gerência de Planejamento, Obras e Manutenção da Fuvs, Luiz Guilherme Lima.

As novas instalações do Fórum Orvieto Butti foram abertas ao público que era composto por magistrados, servidores, representantes do poder público e da comunidade.

Durante a solenidade houve o corte simbólico da fita de inauguração e o descerramento da placa comemorativa pelo desembargador Cláudio Costa, o assessor Milton Reis e o diretor do Foro, juiz Paulo Angélico. Houve ainda o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Pouso Alegre ao som da banda do 20º Batalhão de Polícia Militar.

No salão do Tribunal do Júri aconteceu o pronunciamento do desembargador Cláudio Costa. "Nos Fóruns se rende justiça e se estabelece a paz. Estes são lugares em que fulgura a razão dialogal, que afirma a supremacia da deliberação pública por meio das sentenças dos juízes, dos pareceres do Ministério Público e dos arrazoados dos advogados" e continuou "existe diálogo em Minas. Aqui neste espaço coletivo se descerram os meios materiais para que esta Comarca possa avançar", concluiu o desembargador.

Já o diretor do Foro de Pouso Alegre, juiz Paulo Angélico, disse emocionado em seu discurso, que o novo prédio do Fórum honra as tradições pousoalegrenses e confirma a vocação da Comarca para o desenvolvimento. "Este é um dia festivo. O Tribunal de Justiça, sensibilizado com os anseios da comunidade forense e da sociedade realiza hoje um sonho acalentado há anos. O edifício é fruto do ideal de um povo trabalhador, progressista e preocupado com a Justiça. Neste Fórum pessoas falarão e serão ouvidas. Mais que um templo dos conflitos humanos, queremos redefini-lo como o templo da pacificação social", disse.

Na sequência, o diretor espiritual da Fazenda Esperança e do Mosteiro Popular de Nossa Senhora do Guadalupe, padre Mário Borghi fez uma oração ecumênica e abençoou o novo Fórum, que foi construído com recursos do TJMG e possui um projeto arquitetônico de linhas contemporâneas e alto padrão de acabamento. O edifício foi erguido segundo os parâmetros de sustentabilidade, tem capacidade para abrigar até 15 Varas Judiciárias e é inteiramente adaptado para pessoas com necessidades especiais.

A Comarca de Pouso Alegre atualmente abrange os municípios de Congonhal, Estiva, Senador José Bento e os distritos rurais de São José do Pantano e Pantano dos Rosas, perfazendo uma população estimada de 170 mil pessoas.

Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs


Confira a cobertura fotográfica da inauguração do novo prédio do Fórum de Pouso Alegre