23/9/2011 10h49 - Fuvs - Univás realizará a II Campanha sobre "Surdez na Terceira Idade"           23/9/2011 9h23 - Univás - Acadêmicas de Jornalismo da Univás desenvolvem primeiro web documentário           19/9/2011 16h41 - Univás - 2º Congresso Sul Mineiro de Fisioterapia da Univás reúne profissionais da área           19/9/2011 13h15 - HCSL - Farmácia Hospitalar do HUSL recebe doação de computadores           19/9/2011 13h08 - Univás - Farmácia Hospitalar do HUSL recebe doação de computadores           19/9/2011 10h37 - HCSL - Professor do curso de Medicina participará de Jornada de Anestesiologia na Bahia           19/9/2011 10h33 - Univás - Professor do curso de Medicina participará de Jornada de Anestesiologia na Bahia           19/9/2011 10hs - Fuvs - Rádio Univás FM educativa inicia atividades           16/9/2011 16h59 - Univás - Univás realiza 2º Congresso Sul Mineiro de Fisioterapia           16/9/2011 15h27 - Univás - Curso de Medicina da Univás realiza Projeto Saúde em Três Corações           16/9/2011 13h59 - Fuvs - Representantes da Fuvs e Univás participam da inauguração do novo Fórum de Pouso Alegre           16/9/2011 10h28 - Fuvs - Univás terá programa na TV Câmara de Pouso Alegre           15/9/2011 10h03 - Univás - Professor da Univás ministrará palestra na Unifesp           15/9/2011 7h59 - Univás - Professor de Medicina da Univás participa da 45ª Jornada Paulista de Anestesiologia           12/9/2011 14h30 - Univás - "O professor na Educação atual" é o tema de abertura do I Ciclo de Conferências e Oficinas           12/9/2011 10h26 - Fuvs - Inscrições para a Incubadora de Empresas do Vale do Sapucaí estão abertas           9/9/2011 11h18 - Univás - I Ciclo de Conferências e Oficinas do curso de Matemática começa neste sábado, 10 de setembro           9/9/2011 8h58 - Univás - Fisioterapia da Univás participa das comemorações da Independência em Pouso Alegre
Data 23/09/2011 09:23:00
Acadêmicas de Jornalismo da Univás desenvolvem primeiro web documentário

As acadêmicas do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Ana Luiza Fernandes, Edna Motta, Jéssica Caixeta e Juliana Cunha desenvolvem o web documentário seriado "A gente vai indo...", como projeto experimental, necessário para obter o diploma de jornalista. A orientação do vídeo está sob-responsabilidade da professora Hellen Morais.

O vídeo de aproximadamente 25 minutos será uma produção documental distribuída em cinco capítulos de cerca de cinco minutos cada, destinado ao público da internet. A web foi escolhida como cenário do documentário porque a interatividade permite que as histórias contadas se propaguem.

No Brasil, há poucos web documentários seriados. Em Minas Gerais, o projeto experimental "A gente vai indo..." será a primeira produção. O filme vai contar histórias de personagens que são felizes com o que têm, principalmente, aqueles que têm poucos recursos financeiros. "Afinal, o importante é ter aquilo que é essencial na vida, pode não ser abrigo, nem conversas, nem carinho, pode ser um milhão de outras coisas, o importante é ser feliz" afirmam as integrantes da equipe.

Para captar fontes de entrevistas para o vídeo, as universitárias criaram o blog "A gente vai indo..." (
www.agentevaiindo.com.br ). Neste espaço, toda semana tem uma história diferente com o enfoque em pessoas que fazem a diferença, além de bastidores da produção do projeto. Cinco entrevistados para o blog foram escolhidos para participar do web documentário, que será apresentado no início do mês de dezembro para a banca examinadora na faculdade, não só com o intuito de conquistar o diploma. "Mais que documentar essa realidade em vídeo, o objetivo do projeto é levar o mais longe possível um Brasil recheado de gente muito diferente, mas que assim como a gente, vai indo bem, muito bem, obrigado" almeja a equipe na descrição do produto.

Em três meses de trabalho na internet, o blog foi visualizado quase 7 mil vezes apenas com a divulgação pelo Twitter (@agentevaiindo) e Facebook (A Gente Vai Indo). Cada postagem do blog tem um botão "curtir" do Facebook, o qual leva o link do conteúdo para a página de quem clicar nele. Aproximadamente mil pessoas já compartilharam posts na rede social. O blog inclusive já pautou uma emissora de televisão com a história de dona Maria do Carmo, uma moradora do Bairro São Geraldo que faz maquetes de verdadeiras mansões com materiais recicláveis. A senhora foi personagem da reportagem exibida no dia 03 de setembro no Jornal da EPTV - primeira edição.

Segundo Ana Luiza, Edna, Jéssica e Juliana, o projeto quer mostrar que "a vida é sim bela se eu vejo nela, mesmo com tantas dificuldades e obstáculos, um ou vários lados bons que me faz feliz todos os dias. Pode ser o carinho da família e dos amigos, a casa que moro, as conversas jogadas fora... E quer saber, isso é que é importante, porque no mais, a gente vai indo! E, a gente vai indo como um garoto que solta pipa na rua, com os pés no chão, em contato com a realidade, mas os sonhos estão lá no alto", finalizaram.

Com informações de Edna Motta
Por Lucas Silveira
Ascom/Fuvs

As acadêmicas de Jornalismo da Univás, Jéssica Caixeta, Juliana Cunha, Ana Luiza Fernandes e Edna Motta com a personagem Cláudia Mendes (a frente)